logo-branco.png

15 de julho de 2024

A única Federação dos Municípios do país com setor de inclusão participa de seminário sobre o tema em SC

A única Federação dos Municípios do país com setor de inclusão participa de seminário sobre o tema em SC

A Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), única federação de municípios do Brasil com setor de acessibilidade e inclusão, participa, nesta quarta-feira (19), do Seminário de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, promovido pela Prefeitura de Florianópolis. O evento será realizado no auditório do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), nesta quarta e quinta-feira, a partir das 8h30.

Este ano, o evento tem como tema “Um compromisso coletivo. Quem é você nesse processo?” e traz relatos de experiências de profissionais de núcleos de educação infantil e escolas básicas da capital, além de debates e palestras, e é realizado anualmente, a fim de fortalecer o debate sobre a educação inclusiva.

O que é o setor de acessibilidade e inclusão da FECAM?

Em janeiro de 2022, a FECAM se tornou a primeira entidade municipalista acessível e inclusiva do país, com o lançamento do programa FECAM Acessível, que visa contribuir e fortalecer as políticas públicas da pessoa com deficiência no Estado.

O consultor em acessibilidade e inclusão, Paulo Suldóvski, afirma que desenvolver ações de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no municipalismo é o primeiro passo para diminuir o capacitismo.

“As ações da FECAM acontecem no sentido de difundir conhecimentos e diminuir as barreiras, cobrando também dos poderes o desenvolvimento de políticas públicas em prefeituras, associações e consórcios”.

O FECAM Acessível está pautado na lei nº13.146 de 2005, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, que visa assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing