logo-branco.png

15 de julho de 2024

Articulação de Kleinübing garantiu PP e Republicanos para Egídio Ferrari em Blumenau

Ex-deputado federal e ex-prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing entrou em ação para encorpar a aliança do deputado estadual Egídio Ferrari (PL), pré-candidato a prefeito da cidade

Upiara Boschi analisa o papel de João Paulo Kleinübing, ex-deputado federal e ex-prefeito de Blumenau, na ampliação da aliança do deputado estadual Egídio Ferrari (PL), pré-candidato a prefeito.

No papel, o deputado estadual Egídio Ferrari (PL) tem três nomes para fazer a diferença em sua trajetória para concorrer a prefeito de Blumanau. O governador Jorginho Mello (PL), fiador de sua filiação ao PL, o prefeito Mario Hildebrandt (PL) e o deputado estadual mais votado no Estado entre os candidatos da cidade em 2022, Ivan Naatz (PL).

Na prática, quem trouxe as primeira alianças que robustecem o projeto é um nome de peso na política de Blumenau que, sem mandato, se movimenta mais discretamente: João Paulo Kleinübing.

Atual presidente do BRDE, cargo indicado por Jorginho Mello, JPK tem se movimentado em favor de Egídio Ferrari. Neste final de semana, ele participou diretamente dos anúncios dos apoios do Progressistas (PP) e do Republicanos ao projeto.

No caso do PP, a antiga ligação com o senador Esperidião Amin (PP) azeitou uma cenário que tem sido frequente no Estado, onde alianças entre PP e progressistas devem se reproduzir. A filiação ao PP de nomes ligados a Mario Hildebrandt que antes também estavam no Podemos também indicava esse cenário.

Blumenau tornou-se palco principal de uma articulação, da qual faz parte JPK, para que Amin concorra à reeleição como senador em 2026 na chapa de reeleição de Jorginho. Os sinais são cada vez mais evidentes.

Republicanos deu mais trabalho

Se no caso do PP o caminho estava bem pavimentado, a conversa com o Republicanos exigiu superação de obstáculos. Presididido em Santa Catarina pelo ex-governador Carlos Moisés, o Republicanos tem andado longe do PL de Jorginho – ambos não escondem a antipatia mútua que ficou da disputa eleitoral.

Nesse caso, o cenário local prevaleceu. JPK articulou com o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Blumenau, Egídio Beckhauser – presidente municipal do Republicanos – a aliança local. Foi o Egídio ex-vereador quem levou JPK para conversar com Moisés e outras lideranças estaduais do Republicanos.

A conversa boa conversa e o projeto apresentado garantiu a aliança.

JPK tem aliado um perfil executivo no BRDE, um dos responsáveis por uma das meninas dos olhos de Jorginho, as versões catarinenses do Pronampe, com a articulação política. Seu retorno às urnas em 2026 depende dessas duas versões. E passa pela eleição de Egídio Ferrari em Blumenau.

Upiara comenta na Jovem Pan Blumenau


Foto: João Paulo Kleinübing trabalha nos bastidores para fortalecer pré-candidatura de Egídio Ferrari (PL) em Blumenau.
Crédito: Roberto Zacarias, Secom-SC.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing