O prefeito Topázio Neto (PSD) apresentou ao governo do Estado uma lista com cinco obras de infraestrutura para melhoria da mobilidade em Florianópolis. Os pedidos foram feitos formalmente a Jorginho Mello (PL) nesta segunda-feira (17), durante o evento Programa Santa Catarina Levada a Sério, que reuniu prefeitos da região no Centro Multiuso de São José. Em cálculo preliminar, o valor total é de cerca de R$ 150 milhões.
Fazem parte do pacote a terceira alça do elevado do CIC, com duplicação da Avenida da Saudade. Em Ingleses, Norte da Ilha de SC, a prefeitura reivindica a Beira Mar e a Avenida Internacional. Além disso, o município espera que o Estado constra um elevado na entrada para a SC-403 e faça a ligação entre o Sapiens Parque (Canasvieiras) e a Vargem do Bom Jesus.

PRAÇA XV
A prefeitura de Florianópolis iniciou nesta quarta-feira (19) o cercamento da Praça XV com o objetivo de preservar o patrimônio paisagístico e histórico durante o Carnaval 2025. “Esse é um cuidado que temos todos os anos com o local que é um ponto de encontro de moradores que circulam pelo centro e de visitação pelos turistas”, afirma Juliano Richter Pires, secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação. A medida vem sendo tomada desde a folia de 2018.
AMBULANCHA
O advogado Ernesto São Thiago alerta que a ausência de uma embarcação permanentemente disponível para as forças de segurança pública na bacia da Lagoa da Conceição compromete a resposta a ocorrências policiais e emergências médicas. Em situações críticas, como na Costa da Lagoa, o deslocamento das equipes torna-se extremamente difícil, especialmente durante a noite ou madrugada, quando os riscos são ainda maiores. Ele relata que no domingo, por exemplo, uma ocorrência da Lei Maria da Penha ficou sem pronta resposta devido à impossibilidade de deslocamento imediato da guarnição. Enquanto isso, lembra ele, municípios menores, como São Francisco do Sul, já dispõem de recursos como a “ambulancha” — uma ambulância aquática equipada para atender emergências em áreas de difícil acesso por terra.
COMPRAS
Um manual de compras sustentáveis vai guiar compras do município de Florianópolis de acordo com indicações por equipamentos mais eficientes e que utilizam menos energia elétrica ou água. As licitações não necessariamente não vão deixar de utilizar o critério de baixo custo, mas acrescentam um requisito pela economia, sustentabilidade e menos emissões de poluentes. A parceria da prefeitura é com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).