logo-branco.png

9 de setembro de 2024

Cabeça de Político: Kleber Wan-dall fala de Fecam, rumos do MDB e legado em Gaspar

Kleber Wan-Dall é o entrevistado no Cabeça de Político #25

O programa 25 do Cabeça de Político entrevistou o presidente da FECAM e prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall (MDB). Em sua entrevista, o novo presidente falou sobre a nova gestão da FECAM, os rumos do MDB estadual e o legado de seus oito anos como prefeito de Gaspar, no Vale do Itajaí.

Kleber Wan-Dall assumiu em agosto, em um acordo de divisão de mandato com o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL). O mandato vai até fevereiro de 2025.

“Seis meses é pouco tempo para se trabalhar, mas a FECAM tem um trabalho de muitos anos. O objetivo é dar continuidade a esse trabalho, fazendo o melhor que podemos. Gostaria de destacar a importância do prefeito Fabrício de Oliveira [antecessor]. Há muito a se trabalhar; a gestão pública é muito dinâmica, e estou aqui para dar suporte aos municípios”, diz Kleber Wan-Dall.

O presidente acredita que o principal desafio é fazer a gestão da Fecam entendendo as diferenças entre grandes e pequenos municípios, equilibrando as decisões. Mas ressalta:

“Há dores que são comuns a todos os municípios. Vou dar o exemplo da desoneração da folha de pagamento: lutamos junto à Confederação Nacional dos Municípios e ao Congresso Nacional. É importante porque, no caso de Gaspar, onde sou prefeito, seria R$ 1,8 milhão a menos no caixa da prefeitura. O objetivo é atender às demandas municipalistas”, conta Kleber.

Ao ser questionado sobre a relação com o governo estadual, Kleber diz que é preciso “bater nas portas” de quem for necessário.

“Eu faço os encaminhamentos de forma muito técnica. Bato nas portas de quem for necessário. Minha postura sempre foi de muito diálogo; foi assim com o governador Moisés, e será assim com Jorginho. Ele demonstra uma facilidade de acesso que é importante para os municípios”, relembra.

Kleber Wan-Dall e o alinhamento com o MDB

Ao ser questionado sobre a facilidade de relação por ter o presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB/SC), e o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Mauro de Nadal (MDB), como companheiros de partido, Kleber diz acreditar que a relação facilita os diálogos.

“Eu tenho uma boa relação com nossos líderes do partido. A postura que eu adoto, sempre de conversa e diálogo, com certeza facilita. Inclusive, temos uma agenda com o Fórum Parlamentar em Brasília, e a ideia é apresentarmos nossas demandas e preocupações”, diz.

Os rumos do partido

“A ideia que eu tenho é que nosso partido sempre ficou muito dependente do Luiz Henrique. Ele era uma liderança muito forte dentro do partido, e todos acabavam concordando com ele, mesmo que houvesse algum desacordo. Com a morte dele, o sentimento que eu tenho é de uma orquestra que ficou sem maestro. O que eu desejo para o futuro, e temos ótimos líderes para conduzir o partido, é que, se o grupo de líderes estiver unido, esse é o segredo para manter o partido forte e vibrante em Santa Catarina”, conclui.

Kleber Wan-Dall explica ainda que hoje há um clima de unidade no partido e que, para ele, este é o futuro. O presidente também falou sobre polarização.

“O momento político há uma polarização muito grande, que é alimentada pelos dois polos. Briga política não constrói nada. Não pavimenta rua, não contrata médico, não contrata professor. O que eu vejo hoje é que as pessoas estão um pouco cansadas. Eu sou da conversa. Eu enquanto prefeito bato na porta de todo mundo, para todos os deputados, independente da região e partido que esteja filiado para ver as necessidades do meu município atendidas. Em algum momento teremos que pensar o que é bom para nosso estado, município, para o nosso país. Eu sonho com o dia que hoje isso será realidade”, conta.

O legado em Gaspar

Ao ser lembrado sobre seu legado de oito anos como prefeito Kleber conta qual cidade deixa para os cidadãos gasparenses.

“Estamos entregando uma cidade mais segura, uma série de ações que desenvolvemos em parceria com a Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Não tínhamos UTI e hoje temos 10 leitos de UTI no município. Temos a educação do futuro e em Gaspar isso já é realidade. Ganhamos uma certificação da Google, somos a terceira cidade do país a receber. Itapevi e Barueri são as outras duas. Isto é fruto de um trabalho contínuo na cidade”, relembra.

Kleber Wan-Dall no Cabeça de Político:

Ouça no Spotify

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing