A vereadora de Florianópolis Carla Ayres (PT) deve ser empossada como deputada federal nos próximos dias, em substituição ao deputado Pedro Uczai (PT) que ficará licenciado pelo período de quatro meses. A mudança permitirá que a região da Grande Florianópolis volte a ter uma parlamentar na Câmara Federal, após ter ficado sem representantes nas eleições de 2022.
Carla deve se licenciar da Câmara Municipal durante esse período, entretanto, seguirá como pré-candidata à reeleição nas eleições deste ano. A possibilidade de que vereadores de Florianópolis assumam cargos de deputado federal e estadual como suplentes sem necessidade de renúncia foi aprovada este ano pela Câmara da Capital.
Carla Ayres recebeu 39.609 votos na eleição de 2022, quando se tornou a primeira suplente da Federação Brasil da Esperança (que reúne PT, PCdoB e PV). Com a licença de Pedro Uczai, ela é automaticamente convocada a assumir o mandato como deputada federal. Para celebrar junto de seus familiares e apoiadores, Carla Ayres deve realizar uma posse popular, no dia 22 de junho, a partir das 16 horas, no 3º ArraiAyres, celebração junina que ela tem realizado anualmente e que é aberta ao público.
A parlamentar falou sobre a decisão de assumir uma cadeira na Câmara Federal, em vias de disputar a reeleição como vereadora em Florianópolis:
Eu acredito que essa é uma oportunidade única de levar algumas pautas que são de interesse da nossa região para o centro do poder. Desde 2023, a Grande Florianópolis está sem representantes na Câmara Federal, o que impacta negativamente na forma como as demandas da nossa região são tratadas e defendidas em Brasília – diz Carla Ayres.
Ela também destacou que pretende trazer algumas discussões para a região:
Pretendo estar muito presente em Florianópolis e região, realizando algumas discussões aqui no território, sobre os principais temas que afetam a nossa população, como a mobilidade, segurança alimentar, saneamento e as mudanças climáticas – afirma.
Outro ponto abordado por Carla Ayres, foi a responsabilidade de ser a única deputada da região metropolitana:
Não serei deputada para representar apenas as pessoas que votaram em mim em 2022. Estarei em Brasília representando os catarinenses, mas em especial cada uma e cada um dos 1,2 milhão de cidadãos da nossa região. Independente de partido, quero construir um diálogo aberto e franco com todas as forças políticas da nossa região, para que possamos buscar soluções para a Grande Florianópolis junto ao governo federal – disse a petista.
Carla Ayres terá o desafio de conciliar o mandato na Câmara Federal, com a pré-candidatura a vereadora em Florianópolis. A parlamentar buscará a reeleição, após ter sido a primeira mulher eleita pelo PT em Florianópolis, nas eleições de 2020
Construímos um trabalho muito consistente na Câmara Municipal ao longo do nosso mandato. Agora, os interesses da nossa cidade e região serão prioridade nos momentos em que eu estiver em Brasília. Para além de levar as demandas da nossa cidade à Câmara Federal, temos uma excelente oportunidade de fortalecer o diálogo junto aos ministros do governo Lula. Floripa precisa dessa representação e nós estaremos lá para desempenhar também esse papel, dialogando com todas as forças políticas da nossa cidade, para defender o bem comum da nossa população – concluiu a futura deputada.