Carnaval aquece bares e restaurantes, mas contratações temporárias ficam abaixo do esperado

Apesar da expectativa de aumento no faturamento – com 69% dos empresários prevendo um movimento maior do que em 2024 –, a maioria dos bares e restaurantes não pretende ampliar suas equipes para atender à demanda durante o Carnaval 2025. Segundo pesquisa da Abrasel, 66% dos bares e restaurantes vão operar com o quadro atual de funcionários, segurando novas contratações temporárias.

De acordo com a entidade, a principal razão para essa postura cautelosa é a situação financeira do setor. Em janeiro, 25% das empresas estavam operando no vermelho, um aumento em relação a dezembro de 2024, quando o percentual era de 18%. Além disso, 40% dos estabelecimentos têm dívidas em atraso, especialmente com impostos e empréstimos bancários.

Além da dificuldade em contratar novos funcionários, os bares e restaurantes também enfrentam desafios com os custos operacionais. Segundo a pesquisa da Abrasel, 32% das empresas não conseguem repassar os aumentos de preços ao consumidor, enquanto 36% só conseguem reajustar valores para acompanhar a inflação.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing