Carroças Puxadas por Cavalos São Proibidas em Florianópolis desde 2017

Florianópolis – Pouco depois das nove e meia da noite, em um dia de semana, presenciei uma cena que não esperava mais ver: um cavalo pequeno e magro puxava uma carroça na Costeira, perto do viaduto para o Rio Tavares, quase em frente à Capela São José. Provavelmente você também não se lembra da última vez que viu algo assim. E sabe por quê? O uso de cavalos atrelados a carroças é proibido em Florianópolis desde 14 de julho de 2017. Além disso, há um projeto em tramitação, do deputado Marcius Machado, que pretende estender essa proibição para todo o território catarinense.

Embora muitos municípios em todo o Brasil ainda lutem pelo fim da tração animal, como está fazendo Belo Horizonte neste momento, Florianópolis se adiantou na questão com uma Lei de autoria da então vereadora Maria da Graça Dutra, proposta em 2015. A Lei estabeleceu um período de dois anos para adequação e, a partir de 2017, ficou proibida a circulação de carroças com tração animal na cidade.

Relatei o ocorrido à Dibea e recebi a seguinte resposta: “A Diretoria de Bem-Estar Animal repudia essa prática, que é proibida por Lei. Nossas equipes trabalham ativamente para coibir maus-tratos aos animais. A orientação é que, ao presenciar cenas como esta, o cidadão deve acionar a Guarda Municipal pelo número 153 ou a Polícia Militar pelo 190, caso seja fora do horário de expediente da Dibea. Se o fato ocorrer durante o funcionamento do órgão, basta entrar em contato com a Diretoria pelo WhatsApp (48) 99940-8643, e uma equipe será enviada ao local.”

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.