VEREADORA QUER LIBERAR CÃES NAS PRAIAS
A vereadora Priscila Fernandes (PSD) está sugerindo que a prefeitura de Florianópolis estude uma alteração legislativa “para autorizar a presença de pets em praias”.
A indicação protocolada na Câmara ocorre, no entanto, no momento em que se discute justamente o contrário: a falta de cumprimento efetivo da lei que proíbe cães nas praias, em vigor há 20 anos, e a necessidade de mais consciência e fiscalização. O debate foi potencializado pelo desabafo do empresário e jornalista Murilo Naspolini, que foi atacado por um cachorro levado por sua tutora à praia do Campeche.
No documento, a vereadora argumenta que a medida seria importante por conta do “crescente número de famílias que incluem cachorros em seus lares, o grande número de turistas que visitam a cidade com seus pets e a importância de proporcionar bem-estar tanto para os animais quanto para seus tutores”.
“Vale destacar que muitos dos problemas relacionados à presença de cães em nossas praias são causados quase que exclusivamente por cães abandonados ou errantes, que não possuem a devida supervisão ou cuidados. Sendo assim, não podemos privar os tutores conscientes, que se responsabilizam por seus animais, de desfrutarem desses espaços junto com seus pets”, escreveu a vereadora.
Ela defende “regras claras para os tutores, como a obrigatoriedade de recolher as fezes dos animais, a apresentação da carteira de vacinação em dia, o uso de coleira e identificação, e o uso obrigatório de focinheira para cães de grande porte ou com histórico de agressividade”.
Acontece que a lei hoje é bem clara ao proibir animais nas praias – mas, infelizmente, vem sendo sistematicamente desrespeitada por tutores sem consciência.
VÍDEO – Na manhã desta sexta-feira (29), prefeito Topázio Neto (PSD) publicou um vídeo que coloca ainda mais lenha na fogueira. Ele admite que a prefeitura tem recebido muitas reclamações sobre a presença de cães nas praias mas, ao mesmo tempo, minimiza as queixas dos frequentadores. “São eles (os pets) que sujam as praias? Não são. Também não são eles que poluem o mar. Não colocam o som alto para incomodar ninguém, mas lei é lei”, afirma Topázio. Por fim, pede a opinião do internauta sobre a definição de “uma praia com espaço autorizado para animais de estimação e seus donos”.
NOME DE RUA
Os vereadores Afrânio Boppré e Tânia Ramos, ambos do PSOL, apresentaram, nesta quarta-feira (27), um projeto para homenagear o jornalista Aderbal Filho, que morreu aos 63 anos, em outubro, com o nome de uma rua em Florianópolis. Se aprovado, a extensão da rua General Rosinha até a avenida do Antão, no maciço do Morro da Cruz, passará a se chamar “Rua Jornalista Aderbal João da Rosa Filho”.
ALFAIAS – A 15ª Promotoria de Justiça da Capital instaurou um inquérito civil para apurar possível irregularidade na iluminação da Feira das Alfaias, em Santo Antônio de Lisboa, por conta de instalação incorreta e risco à segurança dos que frequentam o local. O caso está com o promotor Marcelo de Tarso Zanelatto.