Coluna do Gadotti: cumprir a lei ou liberar cães nas praias de Florianópolis?

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

VEREADORA QUER LIBERAR CÃES NAS PRAIAS
A vereadora Priscila Fernandes (PSD) está sugerindo que a prefeitura de Florianópolis estude uma alteração legislativa “para autorizar a presença de pets em praias”.

A indicação protocolada na Câmara ocorre, no entanto, no momento em que se discute justamente o contrário: a falta de cumprimento efetivo da lei que proíbe cães nas praias, em vigor há 20 anos, e a necessidade de mais consciência e fiscalização. O debate foi potencializado pelo desabafo do empresário e jornalista Murilo Naspolini, que foi atacado por um cachorro levado por sua tutora à praia do Campeche.

No documento, a vereadora argumenta que a medida seria importante por conta do “crescente número de famílias que incluem cachorros em seus lares, o grande número de turistas que visitam a cidade com seus pets e a importância de proporcionar bem-estar tanto para os animais quanto para seus tutores”.

“Vale destacar que muitos dos problemas relacionados à presença de cães em nossas praias são causados quase que exclusivamente por cães abandonados ou errantes, que não possuem a devida supervisão ou cuidados. Sendo assim, não podemos privar os tutores conscientes, que se responsabilizam por seus animais, de desfrutarem desses espaços junto com seus pets”, escreveu a vereadora.

Ela defende “regras claras para os tutores, como a obrigatoriedade de recolher as fezes dos animais, a apresentação da carteira de vacinação em dia, o uso de coleira e identificação, e o uso obrigatório de focinheira para cães de grande porte ou com histórico de agressividade”.

Acontece que a lei hoje é bem clara ao proibir animais nas praias – mas, infelizmente, vem sendo sistematicamente desrespeitada por tutores sem consciência.

VÍDEO – Na manhã desta sexta-feira (29), prefeito Topázio Neto (PSD) publicou um vídeo que coloca ainda mais lenha na fogueira. Ele admite que a prefeitura tem recebido muitas reclamações sobre a presença de cães nas praias mas, ao mesmo tempo, minimiza as queixas dos frequentadores. “São eles (os pets) que sujam as praias? Não são. Também não são eles que poluem o mar. Não colocam o som alto para incomodar ninguém, mas lei é lei”, afirma Topázio. Por fim, pede a opinião do internauta sobre a definição de “uma praia com espaço autorizado para animais de estimação e seus donos”.

CONCERTO DE NATAL
A Camerata Florianópolis apresenta neste domingo (1), às 19h, no Teatro Fernando Marcondes, no Costao do Santinho, o “Concerto de Natal”, com músicas bem conhecidas do público, como Jingle Bells, Ave Maria e Noite Feliz. A entrada é gratuita e os interessados devem retirar os convites na Padaria Canto do Pão (Santinho) ou na sede da orquestra, no bairro Santa Mônica. Além dos músicos da Camerata, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, o concerto terá solos da soprano Carla Domingues e do barítono Fernando De Carli.

NOME DE RUA
Os vereadores Afrânio Boppré e Tânia Ramos, ambos do PSOL, apresentaram, nesta quarta-feira (27), um projeto para homenagear o jornalista Aderbal Filho, que morreu aos 63 anos, em outubro, com o nome de uma rua em Florianópolis. Se aprovado, a extensão da rua General Rosinha até a avenida do Antão, no maciço do Morro da Cruz, passará a se chamar “Rua Jornalista Aderbal João da Rosa Filho”.

ALFAIAS – A 15ª Promotoria de Justiça da Capital instaurou um inquérito civil para apurar possível irregularidade na iluminação da Feira das Alfaias, em Santo Antônio de Lisboa, por conta de instalação incorreta e risco à segurança dos que frequentam o local. O caso está com o promotor Marcelo de Tarso Zanelatto.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.