Coluna do Gadotti desta terça-feira, 1 de outubro de 2024: a audiência da marina e outros destaques de Florianópolis e região

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

PARQUE URBANO E MARINA: SEGURANÇA JURÍDICA
Em meio ao processo de licenciamento para o Parque Urbano e Marina da Beira Mar Norte, que está na fase final, terminou sem acordo a audiência realizada ontem (30) na Justiça Federal. Frustrante para quem esperava uma conciliação, o fim do processo e garantia de segurança jurídica a um empreendimento que vai colocar Florianópolis em outro patamar quando se fala em turismo e economia do mar. Mas o resultado permite otimismo. A começar pelo esforço conciliatório do juiz federal Marcelo Krás Borges, que já negou anteriormente o pedido feito pelo Ministério Público Federal para suspensão da eficácia das licenças ambientais emitidas pelos órgãos estaduais e transferência de todo o processo à esfera federal. Além disso, há o próprio posicionamento dos órgãos da União – ICMBio e Ibama -, que admitem que a análise sobre o parque urbano e marina é de responsabilidade do Estado.

COMPLIANCE & TECNOLOGIA – Com palestras e cursos em eventos de destaque nacional e até internacional, o promotor de Justiça Henrique da Rosa Ziesemer, e o servidor federal Fernando Faraco despontam como destaques nas suas áreas de especialização. Ziesemer é referência em compliance e Faraco é autoridade em tecnologia.

EMERGÊNCIAS
O Crea-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de SC) e a Defesa Civil vão firmar um termo de cooperação técnica. A iniciativa inclui o conselho no Grupo de Ações Coordenadas e permite o uso das plataformas de ensino da Defesa Civil e da Unicrea para capacitar engenheiros, agrônomos e geocientistas. Para o engenheiro Jackson Jarzynski, diretor de comunicação do Crea, a parceria será um marco importante, porque une expertises com o objetivo de garantir mais segurança e eficiência nas ações de prevenção e resposta a emergências em Santa Catarina.

CINEMA INFANTIL
Será entre os dias 11 e 19 de outubro a 23ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A programação conta com mais de 80 filmes, entre curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, palquinhos com apresentações musicais, lançamentos de livros, oficinas de audiovisual para crianças e uma consultoria de roteiro. Entre os filmes selecionados estão curtas-metragens, nacionais e internacionais, vindos de 14 países, como Bélgica, França, Peru, Portugal e Rússia, além de oito longas-metragens convidados.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.