logo-branco.png

15 de julho de 2024

Coluna do Gadotti: destaques de Florianópolis e região desta quarta-feira, 10 de julho

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

CORRIDAS DE RUA E INCLUSÃO
A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou, na sessão desta terça-feira (9), a isenção de taxas de inscrição para atletas de baixa renda em corridas, caminhadas e provas de ciclismo realizadas em vias públicas. A proposta, iniciativa do vereador João Cobalchini (MDB), tem o objetivo de ampliar o acesso da população vulnerável a práticas esportivas. O projeto, que vai para a sanção do Executivo, garante o benefício aos corredores com renda mensal até um salário mínimo – hoje R$ 1.412,00 – e que estejam inscritos no Cadúnico do governo federal.

CRÍTICAS – Durante a sessão, o vereador João da Bega (Republicanos) defendeu mais planejamento e que a população seja avisada com antecedência sobre as alterações no trânsito causadas pelas provas. Ele disse que não ser contrário às provas e que foi mal interpretado na polêmica manifestação que fez em junho na tribuna, quando considerou que Florianópolis recebe um número excessivo de corridas. Além disso, o vereador cobrou aumento das taxas pagas pelas empresas organizadoras à prefeitura pelo uso das vias públicas e estrutura oficial, como Guarda Municipal. Ele desconsidera, no entanto, a milionária movimentação econômica que as corridas revertem ao município.

SUCESSOR
Ainda em meio ao luto, Tiago Meurer (Podemos) foi o escolhido para continuar o legado do vereador Gabriel Meurer, o Gabrielzinho. Primo de Gabriel, ele acompanhou toda a trajetória do vereador, mesmo antes da vida política. “Há muito o que fazer pelas causas que o Gabrielzinho tanto trabalhou, por isso aceitei o desafio de disputar a eleição e honrar essa trajetória que marcou Florianópolis”, afirma o advogado, que já dirigiu o Procon e teve passagem pela Secretaria de Assistência Social da capital. Chefe de gabinete de Gabrielzinho, Victor Dias também estava sendo cotado, mas abriu mão da pré-candidatura.

Tiago Meurer e Gabrielzinho

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing