logo-branco.png

15 de julho de 2024

Coluna do Gadotti: destaques de Florianópolis e região desta segunda-feira, 8 de julho

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

BICICLETAS NOS ÔNIBUS
O vereador suplente Valci Brasil (Republicanos) apresentou uma indicação ao Executivo para cumprimento da legislação municipal que prevê a colocação de bike racks nos ônibus do transporte coletivo de Florianópolis. No documento, ele solicita a realização de um estudo pelo Consórcio Fênix. “A integração entre o transporte coletivo e a ciclomobilidade é fundamental para ampliar o acesso da população à bicicleta com meio de transporte, incentivando a sua utilização em deslocamentos mais longos. A instalação de bike racks representaria um passo importante nesse sentido”, afirma. Além da diminuição de carros nas ruas, ele destaca também a promoção da saúde e do bem-estar como benefícios positivos.

Foto: Ricardo Wollfenbüttel, divulgação, Secom SC

DISPUTA NA OAB/SC
Candidata pela oposição em 2021, a advogada Vivian De Gann vai disputar novamente a presidência da OAB/SC em novembro. Ela conta com o apoio do grupo do ex-presidente da seccional Tullo Cavallazzi Filho e tem se reunido com lideranças de todo o Estado. A sucessão está quente nos bastidores. Pela situação, três nomes estão disputando a indicação: Cláudia Prudêncio, que está de olho na reeleição; Juliano Mandelli, presidente da Caixa de Assistência, e Eduardo Mello, atual vice-presidente.

CONCURSOS – O promotor de Justiça Henrique da Rosa Ziesemer, de Palhoça, acaba de lançar a terceira edição do livro “Direitos difusos e coletivos” (Ed. Podivm), voltado para concursos da área jurídica. A obra tem mais de 390 questões comentadas.

MARINA
A Justiça Federal marcou para 11 de setembro uma audiência de conciliação sobre o projeto do Parque Urbano e Marina da Beira Mar Norte. É dentro da ação civil pública do MPF, que pede que as licenças do empreendimento passem a ser de responsabilidade dos órgãos federais. Em decisão de 10 de junho, o juiz Marcelo Krás Borges negou a concessão de liminar, pedida pelo MPF, para suspender todo o processo de licenciamento.

CARTÃO VERMELHO
Responsáveis pela campanha Cartão Vermelho para o Racismo foram recebidos pelos gestores do Avaí. “Os senhores têm uma ferramenta muito. O futebol une multidões e mexe com emoções. Precisamos utilizar essa ferramenta para combater o racismo, que existe sim em nosso país”, destacou Sônia, que foi uma das palestrantes, junto com Cleuse Soares. “Somos sempre parceiros na realização e divulgação de campanhas como essa contra o racismo. Não vamos medir esforços nessa luta que é de todos nós”, disse o presidente do clube, Júlio César Heerdt.

Gaúcha radicada em Florianópolis, Marta está com obras no showroom do D/Sense

LEVO MEU TEMPO
A artista visual Marta Berger abriu, no sábado (6), a exposição “Levo meu tempo”, que ficará aberta até dia 12 no showroom do D/Sense, novo empreendimento da Dimas Construções em frente ao Parque da Luz, no centro. Marta, que vai assinar um painel encomendado pelo D/Sense, também vai expor seus trabalhos em novembro, em Joinville, dentro da programação de 10 anos de aniversário do Instituto Juarez Machado.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing