REINTEGRAÇÃO NA PAUTA
O governo do Estado avalia pedir a reintegração da área onde está instalada a Eletrosul, no bairro Pantanal. A área foi cedida à estatal no governo Antônio Carlos Konder Reis (1994-95), com a condição de que a sede administrativa fosse mantida em Florianópolis. O entendimento do Centro Administrativo é de que esse acordo já teria sido descumprido, com o gradual esvaziamento do prédio nas proximidades do campus da Universidade Federal de Santa Catarina.
ESPONJAS
Inspirado no conceito de cidades esponjas, que trabalham a gestão da água de forma diferente, projeto que acaba de ser apresentado pelo vereador Afrânio Boppré (PSol) prevê a adoção de práticas sustentáveis para reduzir impactos de enchentes e alagamentos. O objetivo é fazer com que o Executivo estimule iniciativas como a pavimentação com revestimentos permeáveis e/ou de estrutura porosa, a implantação de telhados verdes e reservas de áreas estratégicas para a recepção natural de águas da chuva e preservação de ecossistemas.
CORRIDAS DE RUA
Ainda sobre as corridas de rua, que voltaram a ser questionadas na Câmara de Florianópolis durante aprovação de projeto que isenta a taxa de inscrição para pessoas em situação de vulnerabilidade: são pertinentes as cobranças de uma comunicação cada vez mais eficiente, para que a população seja pega de surpresa e consiga driblar eventuais transtornos no trânsito. Mas ir além disso é trabalhar contra a cidade. Os eventos movimentam a economia e, de quebra, incentivam a prática de atividades físicas e uma vida mais saudável.
VICE-PREFEITO
O vereador Rosiney Horário foi escolhido pré-candidato a vice-prefeito de Palhoça pela comissão executiva municipal do Podemos. A decisão foi nesta quinta-feira (11). Agora o nome será apresentado oficialmente ao prefeito Eduardo Freccia (PL), pré-candidato à reeleição por uma ampla aliança, que inclui também MDB, PP, PSDB, Republicanos e Avante. Rosiney comandou a Secretaria de Saúde nos últimos anos, com reconhecimento na gestão da pandemia e no combate à dengue. Também foi um dos principais articuladores do projeto do Hospital Regional que será construído no bairro Nova Palhoça.
REJEITADAS – Todas as 42 emendas parlamentares apresentadas ficaram fora da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025 que foi aprovada na quarta-feira (10) pelos vereadores de Florianópolis.
E