Coluna do Gadotti: os destaques de Florianópolis e região desta quarta-feira, 19

De segunda a sexta-feira, as notícias, análises e informações de bastidores da região da Grande Florianópolis.

FLORIANÓPOLIS-PANAMÁ
Anunciados oficialmente em fevereiro deste ano, os voos diretos entre Florianópolis e o Panamá começam no próximo dia 25. Serão três frequências semanais operadas pela Copa Airlines, com saída da capital catarinense às quartas, sextas e segundas e embarques de volta às terças, quintas e domingos. Segundo o secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva, as rotas “conectam definitivamente Santa Catarina aos Estados Unidos e à América Central, considerado o hub das Américas”. A novidade é resultado de uma intensa e longa negociação que envolveu o governo do Estado, a cia aérea e executivos da Zurich Airport, concessionária do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Faz parte da estratégia de avanço da internacionalização do Estado, que em setembro inaugura um voo direto entre a capital catarinense e Lisboa.

ELEIÇÕES
Foi publicado o edital que trata do processo sucessório no Sinduscon Grande Florianópolis. O presidente Marco Alberton vai deixar o comando da entidade em setembro, depois de dois mandatos. “A renovação na entidade é importante para assegurar que ela siga forte. A nova diretoria terá muitos desafios pela frente, por isso estamos buscando construir o consenso, para dar sequência às mudanças implementadas ao longo dos últimos quatro anos”, disse Alberton. O prazo para registro de chapas vai até 23 de julho.

SINFÔNICA
Alunos com idades entre 10 e 18 anos das redes públicas municipais, estadual e federal da Grande Florianópolis podem se inscrever no Projeto Escola Sinfônica, da Orquestra Sinfônica de SC, que oferece aulas gratuitas de instrumentos musicais. As inscrições encerram no domingo (23) pelo site da Ossca. O curso, com aula uma vez por semana a partir do início de julho, tem duração de oito meses e será realizado na sede da orquestra, na rua Trajano, 168, Centro de Florianópolis.

EVENTOS

Balneário Camboriú está recebendo bem a Exposuper 2024, realização da Associação Catarinense de Supermercados que vai atrair cerca de 25 mil pessoas esta semana. Mas o Expocentro, às margens da BR-101, logo vai ficar aquém de eventos desse porte ou maiores. Nessa área, Florianópolis tem gargalos ainda maiores, com o Centro de Convenções (Centrosul) defasado e o Centro de Eventos de Canasvieiras totalmente subutilizado.

MICROBILIDADE
O grave acidente envolvendo um adolescente que usava patinete não deve servir de argumento para banir os equipamentos das ruas de Florianópolis. A pauta deve ser a cobrança por uma fiscalização mais efetiva, que iniba a utilização inadequada e fora das regras previstas pela regulamentação municipal. Além, é claro, de uma campanha para conscientizar os moradores e turistas.




Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing