logo-branco.png

15 de julho de 2024

Coluna do Gadotti: os destaques de Florianópolis e região desta quinta-feira, 20 de junho

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

De segunda a sexta-feira, as notícias, análises e informações de bastidores da região da Grande Florianópolis

REGRAS SOBRE BARES DO CENTRO LESTE TÊM AJUSTES
Depois de reuniões com os donos de bares e restaurantes do centro leste, a prefeitura de Florianópolis fez ajustes na regulamentação sobre o funcionamento dos estabelecimentos. O novo decreto, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (19), traz flexibilizações reivindicadas pelos empreendedores com o objetivo de reduzir os reflexos negativos na vida boêmia da região desde que as regras passaram a valer, no início de abril. A partir de agora, a quinta-feira passa a ter horário de sexta e sábado, com fechamento às 2h. Nos demais dias, o limite de funcionamento não sofreu qualquer alteração: meia noite de domingo a quarta-feira e 2h da madrugada nos feriados e vésperas de feriados. Também deixa de existir a exigência de interromper o som interno à meia noite, podendo continuar até o horário de fechamento. Além disso, conforme o Executivo, o decreto estimula e facilita o uso de mesas e cadeiras – mantendo a restrição do horário de som externo – e explicita e fortalece o poder da Guarda Municipal para fechar estabelecimentos infratores, apreender caixinhas de som e recolher mercadorias e equipamentos de ambulantes. E mais: cria o “Pacto de Convivência do Centro Leste, visando garantir o sossego público e a convivência harmônica no ambiente urbano, fomentar negócios e promover a cultura na área!.

IDEOLOGIA DE GÊNERO
A vereadora Manu Vieira (PL) apresentou um projeto de lei que assegura aos pais e responsáveis o direito de evitar a participação dos filhos ou tutelados em atividades extracurriculares pedagógicas de gênero nas escolas públicas e particulares de Florianópolis. A proposta considera assim as ações que abordam igualdade de gênero, além de orientação e diversidade sexual e temas similares. A proposta prevê punições em caso de descumprimento.
“A sexualidade não pode ser imposta externamente. Não é possível colocar uma criança diante de dilemas sobre sexualidade e esperar que ela tome decisões racionais. Fazer isso seria forçar um conceito sobre ela. É importante lembrar que crianças não têm a capacidade legal ou emocional de lidar com tais imposições. Não se deve apresentar a elas questões complexas como se fossem verdades absolutas, obrigando-as a enfrentar dilemas e incertezas”, justifica Manu.

MUNDO LÚDICO
O artista plástico Luciano Martins faz abre nesta quinta-feira (20), para convidados, uma exposição no Garten Shopping, em Joinville. Com produção de Heloisa Schwartz, “O Mundo Lúdico de Luciano Martins” reúne uma seleção de seus trabalhos, que ficam no espaço até 20 de julho. “Comecei a pintar quando nasceu a minha primeira filha e me vi mergulhado em um universo lúdico, de um mundo alegre, cheio de cores”, comenta a respeito do seu estilo.

Luciano Martins faz retrospectiva da carreira com exposição em Joinville. Foto: Ayrton Cruz, divulgação

ADOÇÃO 1
O Mercadão de Coqueiros recebe neste sábado (22), das 11h às 16h, uma Feira de Adoção de Cães. A entrada é gratuita. Segundo Maria Clara Simm, integrante do @4patas1lar, projeto responsável pela feira, vão estar para adoção filhotes e adultos, entre machos e fêmeas, castrados e com as vacinas em dia. Criado em 2019m o projeto faz o acolhimento de cães resgatados na rua e usa a rede social como principal canal de divulgação.

ADOÇÃO 2
Também no sábado, a Diretoria de Bem-Estar Animal da prefeitura de Florianópolis vai realizar o Arraiá da Bicharada. A ação, que tem o objetivo de promover a adoção responsável de cães e gatos, será das 13h30 às 17h30, na sede da Dibea, no Itacorubi. Todos os animais disponíveis estão castrados, vacinados e microchipados.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing