CIDADES INTELIGENTES OU MEDIEVAIS?
Especialistas que participam, em Florianópolis, da Convenção Nacional da AsBEA foram claros nesta quinta-feira (20): as mudanças climáticas colocam as cidades numa encruzilhada e sob pressão emergencial, sob pena de uma transformação radical e tragédias cada vez mais graves num futuro próximo. Os posicionamentos são baseados no mundo real – como as recentes cheias que afetaram 478 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul – e em pesquisas científicas consistentes que apontam para a crescente vulnerabilidade das áreas urbanas diante da ocupação desordenada e para o atraso de políticas públicas eficientes que reduzam os riscos. Em outras palavras, faltam ações integradas e transversais que tornem os territórios adensados mais resilientes. Doutor em recursos hídricos e saneamento ambiental, Fernando Meirelles chegou a dizer que as projeções sobre o clima podem levar as cidades a enfrentarem problemas medievais – ligados, por exemplo, ao aquecimento crescente – inexistentes nas sonhadas “cidades inteligentes”, que buscam usar as inovações tecnológicas para garantir maior qualidade de vida à população.
PONTES
O Ministério Público estadual marcou para a próxima quinta-feira (27), às 9 horas, uma vistoria nas três pontes de acesso à Ilha de Santa Catarina. A iniciativa é da 30ª Promotoria de Justiça da Capital e visa observar possíveis pontos de corrosão na ponte Hercílio Luz, além de avaliar questões estruturais, de mobilidade e de acessibilidade nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles
ARRAIÁ DO CENTRO LESTE
Uma grande festa junina – com brincadeiras, gastronomia e bebidas típicas – vai movimentar a ala leste do centro de Florianópolis no domingo (23). A programação, articulada pelo Núcleo Bencel – Bares e Entretenimento do Centro Leste, vai começar às 14h. Serão três palcos na rua – esquina da Victor Meirelles com Nunes Machado, Saldanha Marinho e Travessa Ratcliff – e dois palcos internos (Bugio e Galeria Lama). Entre as atrações, Giovanna Bitar e a Banda de Pífanos da Armação.
CAFÉ – A segunda edição do Coffee Lovers Bistek acontece nesta sexta-feira (21) e sábado (22) no estacionamento do Bistek Palhoça. O evento oferece mais de 80 tipos de cafés, chocolates e capuccinos para degustação gratuita, além de contar com a participação dos baristas Victor Quaranta e Filippe Simas.
REPÚBLICA ITALIANA
Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina (CCIESC) celebrou em Florianópolis, na última terça-feira (18), o Dia da República Italiana e os 150 anos de colonização italiana no Brasil . Em encontro no CIC, foi feita uma homenagem a Renato Timm Marins. Na foto abaixo, estão os filhos de Renato Timm Marins, Maicon e Marcelo, acompanhados das esposas Mariucha Chaid Marins e Giorgiana Allage Marins e seus filhos Theodoro Chaid Marins e Stefano Allage Marins. Ao centro, o presidente da CCIESC, Tullo Cavallazzi Filho, e a mulher Louisianne Brusa Cavallazzi.