logo-branco.png

15 de julho de 2024

Coluna do Gadotti: os destaques de Florianópolis e região desta terça-feira, 25 de junho

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS
A prefeitura de Florianópolis prepara um projeto de lei para criação de uma política municipal de combate às mudanças climáticas e implantação de um comitê sobre o tema. A informação é do superintendente municipal de saneamento básico, Bruno Vieira Luiz, que falou sobre o assunto nesta segunda-feira (24), durante participação no Summit Cidades. De acordo com Bruno, o município também trabalha num projeto, em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que prevê estratégias para descarbonização.

NORTE DA ILHA – No mesmo painel, mediado por Rafael de Lima, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sardá, disse que os editais de licitação para as obras no rio do Brás devem se lançados em 15 dias. A prefeitura prevê desassoreamento do canal e implantação de infraestrutura nas margens, com decks e espaço para operações gastronômicas

LAGOA DA CONCEIÇÃO
A 6ª Vara Federal de Florianópolis determinou a remoção de estruturas do Condomínio Residencial e Comercial Porto da Lagoa Resort que teriam sido construídas em área de preservação permanente às margens e sobre o espelho d’água da Lagoa da Conceição. A sentença do juiz Charles Jacob Giacomini também obriga a desocupação completa da orla e abertura de acessos para uso público. A decisão foi em ação civil pública protocolada pelo Ministério Público Federal. Na defesa, o condomínio contestou a existência de edificações e equipamentos em área de preservação permanente, defendeu a regularidade da cerca e do trapiche e alegou que a recuperação ambiental do local já foi realizada.

LUTO
A Associação FloripAmanhã divulgou nota de pesar pelo falecimento do empresário Péricles Druck, ocorrido neste domingo (23), em Porto Alegre. “Péricles foi não apenas um dos fundadores da Habitasul, mas também uma figura inspiradora, cuja trajetória marcada por conquistas e compromisso com o progresso comunitário serviu de exemplo para todos nós”, registrou a entidade. “Infelizmente, Péricles Druck nos deixou após uma corajosa batalha contra um câncer no pâncreas, deixando um legado de dedicação e liderança que jamais será esquecido. A sua passagem deixa um vazio imenso na comunidade e na história da nossa cidade. Que sua memória continue a inspirar a todos nós a seguir em frente com os mesmos valores de integridade e compromisso que ele sempre defendeu”.

OLIMPÍADAS
Pedro Barros, 29 anos, garantiu, em Budapeste (Hungria), a classificação para as Olimpíadas de Paris. Serão os segundos jogos olímpicos do skatista de Florianópolis, que conquistou uma medalha de prata no Japão, em 2021.

Aos 29 anos, Pedro Barros vai disputar a segunda olimpíada da carreira. Foto: Pedro Perez, divulgação

FILOSOFIA & NEGÓCIOS – Nos dias 6 e 7 de julho, Florianópolis vai receber a professora e estudiosa de filosofia Bruna Torlay. Ela vai participar de um seminário no Recanto Champagnat, no alto da Lagoa da Conceição, sobre como empreender com filosofia no mundo de hoje. Inscrições podem ser feitas pelo Sympla.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing