Katherine Schreiner escreve artigo sobre as melhorias na gestão das licitações públicas em Florianópolis após a implementação da nova Lei de Licitações, resultando em maior eficiência, transparência e benefícios significativos para a população.
Na administração pública, a agilidade e a segurança nas licitações são as bases que sustentam a capacidade de um governo em atender às demandas e necessidades da população. Florianópolis, ciente dessa responsabilidade, tomou a dianteira ao implementar a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), explorando todas as suas modalidades, critérios de julgamento e modos de disputa previstos, inclusive com um built to suit. Este movimento não apenas conciliou eficiência e economicidade, mas também colocou a cidade como referência no cenário nacional.
Em apenas um ano e meio, a Secretaria de Licitações, Contratos e Parcerias de Florianópolis licitou mais de R$ 295 milhões, com um desconto médio de 25% e uma redução do tempo dos processos para cerca de 70 dias. Projetos como a contratação da construção da escola EBM Darcy Ribeiro em apenas duas semanas, concluída a obra em 42 dias, destacam o sucesso da nova abordagem.
Para alcançar estes resultados, um planejamento detalhado foi fundamental. Em 2022, mapeamos alguns desafios da gestão municipal, como o grande volume anual de licitações, a falta de unificação das contratações comuns a várias pastas e a tramitação ainda física dos processos. A solução foi clara: criar uma Secretaria específica, equipada com uma equipe altamente capacitada para lidar com as contratações municipais de maneira precisa e dedicada.
A criação da Secretaria de Licitações, Contratos e Parcerias foi um marco transformador. Implementamos processos eletrônicos que trouxeram transparência e eficiência à tramitação, promovemos cursos e palestras contínuas para atualização técnica das equipes, utilizamos as redes sociais para divulgar as
licitações, aproximando ainda mais a gestão pública da população, e, aos poucos, a inteligência artificial se torna mais uma ferramenta de trabalho.
Hoje, os moradores de Florianópolis colhem os frutos deste trabalho incansável: o engordamento da praia de Jurerê, a macrodrenagem no Rio Vermelho, a pavimentação de ruas por toda a cidade, novos postos de saúde, escolas reformadas e o tão esperado Multihospital. Estes exemplos não são apenas
estruturas físicas, mas símbolos de uma gestão pública eficiente, que coloca as necessidades da população em primeiro lugar.
Mas a transformação não para por aqui. Nosso compromisso é garantir que Florianópolis siga sendo um exemplo de transparência, eficiência e inovação na gestão pública. Porque cada licitação bem-sucedida não é apenas um número ou um contrato assinado. É um gostinho de promessa cumprida para todos os cidadãos que confiam no poder público para ter melhor qualidade de vida.
Katherine Schreiner é secretária de Licitações, Contratos e Parcerias de Florianópolis.