Os nomes do novo secretariado do prefeito Topázio Neto (PSD) em Florianópolis devem ser confirmados ao longo desta sexta-feira, mas uma baixa já está registrada. Eduardo Sardá, que acumula as funções de secretário do Meio Ambiente e secretário-adjunto da Casa Civil não vai ocupar funções no segundo mandato do prefeito reeleito. Ele também integrou a coordenação da campanha em 2024.
Sardá atuou em parceria com o ex-secretário da Casa Civil, Carlos Eduardo Neves, o Mamute, que também deixou o governo. O novo titular da Casa Civil será Ronaldo Freire, que coordenou a campanha dos candidatos a vereador do PSD.
À frente da pasta do Meio Ambiente após a demissão do ex-secretário Fábio Braga (PSD), investigado na Operação Presságio, coube a Sardá regularizar a coleta de resíduos sólidos e implementar planos de limpeza para grandes eventos, além de fortalecer a inspeção ambiental. Ele também esteve à frente de projetos de revitalização no Rio do Brás e nos parques urbanos, sublinhando seu compromisso com o meio ambiente.
Na área política, particiou da articulação para aprovação do Plano Diretor e a Reforma Administrativa. Sua abordagem política e administrativa possibilitou o avanço de várias iniciativas municipais.
Ao despedir-se, Sardá expressou gratidão pelo apoio dos colaboradores e cidadãos e garantiu que mantém sua confiança no potencial de Florianópolis para enfrentar desafios futuros, graças a uma administração atenta e bem articulada.