O jornalista Upiara Boschi, que acompanha a política catarinense desde agosto de 2006, fez uma análise da política catarinense para as eleições municipais na última sexta-feira, durante a programação da comemoração de 53 ano da Facisc. Segundo o jornalista, os candidatos às eleições a prefeito não foram impactados com a pandemia e com a polarização. O prejuízo foi maior para governador e presidente. “Isso vai impactar nos resultados dessas eleições”.
Ele destacou que vai ter onda 22 na eleição municipal. “Diferente do que aconteceu na eleição de 2020 pela pandemia, que valorizou os prefeitos e desgastou governos federal e estadual, nessa eleição é inevitável o crescimento do PL”. A aposta do governo Jorginho é no seu partido real. “Será uma eleição diferente entre o novo partido de direita e a tradição de Santa Catarina”. Upiara também respondeu perguntas dos presidentes sobre as eleições nos municípios.
Boschi falou do papel das entidades no cenário eleitoral. “É imprescindível que as entidades cumpram seu papel de levantar informações, mapear as necessidades e chamar os políticos para o diálogo. Não pode deixar político solto. Tem que estar em cima”.
Boschi atuou em grandes veículos como A Notícia, Diário Catarinense, entre outros. Atualmente mantém seu próprio portal o upiara.net e estreou recentemente como comentarista político no Grupo ND.