logo-branco.png

15 de julho de 2024

Florianópolis recebe primeiro congresso de gestão de pessoas certificado por ações socioambientais no Brasil

Mais de 3,6 mil profissionais que atuam na área de gestão de pessoas estarão em Florianópolis nos dias 11 e 12 de julho para prestigiar o 34º Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas (CONCARH) — o maior evento do setor no sul do Brasil, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH-SC).

O CONCARH é o primeiro evento de gestão de pessoas a ser certificado pelo Selo Social no Brasil — um programa que assessora e qualifica iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. Entre as principais ações estão a redução de emissões de carbono, gestão de resíduos, uso responsável de recursos naturais e envolvimento da comunidade. A certificação é em referência ao evento do ano passado. As ações sociais, ambientais, de inclusão e diversidade serão não só renovadas, mas aperfeiçoadas na edição 2024.

O evento será realizado no Centrosul, no Centro da Capital, e contará com quatro arenas para as atividades e palestras, além de uma feira com mais de 60 expositores. Mais de 100 especialistas de renome nacional e internacional trarão as principais tendências em gestão de pessoas, sustentabilidade ESG, gestão e liderança,tecnologia e inteligência artificial, saúde, diversidade, e carreira.

Entre os palestrantes estão a atriz de grande sucesso Denise Fraga e o autor e diretor Miguel Falabella.

Sustentabilidade, diversidade e inclusão

Desde 2022, a organização tem mapeado a cadeia de fornecedores para garantir que o evento seja sustentável e ofereça o menor impacto possível ao meio ambiente. O Concarh deste ano também está lançando uma série de iniciativas ambientais e sociais, como o plantio de árvores e a construção de uma praça no Morro do Mocotó, em Florianópolis.

Outros dois pilares do congresso, a diversidade e a inclusão social, estão presentes tanto em possibilidades de acesso aos congressistas quanto na seleção de palestrantes e conteúdos pensados para o evento.

A edição deste ano tem como tema “Gente não é instantânea”, cujo princípio não é apenas o desenvolvimento de habilidades profissionais, mas perceber as necessidades individuais.

“Quando falamos de pessoas e negócios, não podemos esperar que o profissional chegue pronto. Precisamos olhar para o ser humano como indivíduo, fruto de uma construção individual e social. Este olhar, portanto, passa pela saúde dessa pessoa, da sua produtividade e da sua relação com a tecnologia, por exemplo”, destaca Diego Martins, vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Santa Catarina (ABRH-SC) e Coordenador do CONCARH.

Uma das atrações internacionais confirmadas é a diretora de Capital Humano do Banco de Fomento de Angola, Gladys Dinis. Mulher negra, mãe e empreendedora, Dinis tem cerca de 14 anos de experiência em RH, iniciou sua carreira como estagiária e chegou a ser responsável de direção de RH de um dos maiores grupos de construção civil português presentes no mundo.

O juiz e coordenador de diversidade no Tribunal de Justiça do Maranhão, Marco Fonsêca, e o empreendedor social e cofundador da Nohs Somos, Hóttmar Loch, conduzirão debates sobre diversidade e inclusão social no ambiente de trabalho.

Além das palestras, oficinas e talk shows, os congressistas poderão conferir os produtos e serviços que são tendência no campo da gestão de pessoas e desenvolvimento humano na Expocarh.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing