Após um período de profundo luto pela perda de seu filho, João Paulo Tavares Bastos retoma seu compromisso com a pré-campanha à prefeitura de Itajaí. Advogado respeitado na região e candidato nas eleições de 2016, onde conquistou mais de 29 mil votos, o petista havia decidido inicialmente se retirar da corrida eleitoral devido aos desafios pessoais que enfrentava.
A decisão de João Paulo foi motivada pela necessidade de se recuperar de problemas de saúde e dar suporte a sua família, principalmente à esposa, seus cinco filhos e o pai idoso. Após um período de reflexão e apoio dos militantes, amigos e familiares, decidiu retornar à política, reafirmando seu compromisso com a cidade e seus ideais para um futuro melhor.
“Foram semanas difíceis, mas encontrei forças na solidariedade daqueles que acreditam em nossos projetos para Itajaí. Minha família sempre foi minha prioridade, e agora, com o suporte do partido e nossos militantes, estou pronto para seguir em frente.”
O histórico de dedicação do advogado e seu compromisso com a cidade marcaram a passagem pelo cargo de Procurador Geral do Município de Itajaí em 2009 e Conselheiro Federal da OAB, em 2015. O pré-candidato a prefeito também foi presidente da subseção da OAB em Itajaí (2012).