O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), determinou a constituição de um grupo de trabalho que vai analisar a federalização da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Ele recebeu no Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira, a deputada federal Ana Paula Lima (PT), a reitora Marcia Sardá Espindola e membros do movimento Furb Federal, Cláudia Fronza e Sérgio Bernardo.
Também estavam no encontro o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, a secretária nacional de Educação Básica, Kátia Schweickardt. O encontro teve como pauta a formação de um grupo de trabalho para análise e deliberação sobre os documentos entregues pela Furbem 2023 que tratam da federalização da universidade comunitária.
O MEC realizou visita técnica à Furb e ao campus da UFSC em Blumenau em setembro de 2023. Na data, a Furb realizou a entrega de documentos solicitados pelo ministério para a continuidade do processo que analisa a viabilidade de federalização da universidade. O próximo passo necessário é a constituição de um grupo de trabalho que analisasse as documentações, reinvindicação da comitiva presente na reunião de hoje que foi acatada pelo ministro da Educação. O grupo de trabalho será formado nos próximos 15 dias.
Realizamos uma excelente reunião com o ministro Camilo Santana, que afirmou seu compromisso em dar continuidade à expansão de vagas públicas no ensino superior de Blumenau e região através da FURB e do campus da UFSC – destacou Ana Paula Lima.
A reitora da Furb avalia a reunião de forma positiva e se diz satisfeita com o encontro, uma vez que sua principal reinvindicação, a formação do grupo de trabalho, foi atendida pelo ministro Camilo Santana.
O compromisso com a formação do grupo de trabalho é, certamente, um grande avanço para a definição do processo – afirma Marcia Sardá Espindola.
O grupo de trabalho determinado pelo MEC terá como tarefas a análise de uma documentação composta por análise jurídica, análise patrimonial e análise de cenário da educação superior na região, protocolada pela Furb em 2023, além de estabelecer parceria com a Prefeitura de Blumenau e a UFSC.
Os representantes do movimento Furb Federal saíram satisfeitos do encontro, avaliando que foi criado um “canal aberto de diálogo e construção desse processo”, avaliam os membros do movimento Furb Federal.
O avanço no processo de federalização da Furb e aproximação com a UFSC em Blumenau reforça a proposta de implantação da Universidade Federal do Vale do Itajaí como a terceira universidade federal em Santa Catarina, previsto no Plano Plurianual 2024-2027 (PPA) que foi sancionado pelo presidente Lula em agosto de 2023.
A proposta foi a segunda mais votada entre as demandas apresentadas ao Ministério da Educação em todo o país. O PPA é um guia para os orçamentos anuais do governo federal e envolve intensa participação popular por meio de votação para a definição de prioridades. A federalização da Furb é uma demanda histórica do Vale do Itajaí com o objetivo de ampliar as vagas públicas na região e oportunizar maior desenvolvimento às famílias catarinenses.
Foto: Camilo Santana recebe Ana Paula Lima e defensores da federalização da Universidade Regional de Blumenau.
Crédito: Divulgação.