logo-branco.png

18 de junho de 2024

Coluna do Gadotti: Os destaques de Florianópolis e região nesta quinta-feira, 23 de maio

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

De segunda a sexta-feira, as notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

Cancelamento

O prefeito Topázio Neto (PSD) sancionou a lei que proíbe a denominação de espaços públicos de Florianópolis em homenagem a pessoas que tenham praticado ato de racismo, injúria racial, que estejam historicamente ligadas à exploração do trabalho escravo, além de terem cometido crimes contra a humanidade e os direitos humanos.

O projeto aprovado pela Câmara foi iniciativa da vereadora Tânia Ramos (PSOL). Segundo o texto, os deverão ser comprovados por “provas historiográficas produzidas por entidades científicas ou de pesquisa”, sentença condenatória em julgado ou ainda pelo relatório final da Comissão Nacional da Verdade.

Corrente do bem

Será neste domingo (26), das 11h às 20h, na cabeceira insular da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, o TruckFolia – Praça do Bem, com food trucks e cervejarias artesanais. O evento terá ação solidária para ajudar os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O público está sendo convidado a levar um fardo de água mineral e parte do lucro das vendas também será destinado aos gaúchos.

Carianos

Jairo Lima Machado Júnior foi eleito por aclamação para a presidência da Amocar (Associação dos Moradores do Carianos), em Florianópolis. A diretoria é formada também por Thaise Halliday de Sá Pinheiro (vice), Katarina Freire Paula (primeira secretária), Francielle Aparecida Matias Félix (segunda secretária) e Joaquim Ângelo Siqueira (primeiro tesoureiro).

Esporte & educação

O presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, participa de sexta (24) a domingo (26), em Curitiba, do Seminário Internacional do Desporto Escolar da América do Sul. O objetivo é debater questões relacionadas à união entre esporte e educação. Os Jogos Escolares de 2024 estão no calendário da federação. As etapas microrregionais movimentaram quase 6 mil atletas em todo o Estado.

PARAGUAIOS EM FLORIANÓPOLIS

Florianópolis está recebendo 54 agentes de viagens filiados à Associação Paraguaia de Operadores e Agências de Turismo. A iniciativa é do Destino Floripa & Região, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis. Eles participam de uma experiência turística de três dias na região metropolitana.

O Paraguai representa o quarto país com maior emissão de turistas para Santa Catarina. A vinda do grupo complementa um evento que o Destino Floripa & Região irá promover na Embaixada do Brasil no Paraguai, em junho: o Florianópolis Day. (foto: divulgação, Destino Floripa & Região)

HOSPITAL DIA

Autoridades da área da saúde, médicos e demais convidados conheceram, nesta quarta-feira (22) à noite, as instalações do Bewiki Care, Hospital Dia construído no centro de Florianópolis com a consultoria do Hospital Albert Einstein.

Na primeira fase, em junho, entrarão em operação sete salas de cirurgia, 10 consultórios médicos privativos, 12 consultórios em coworking médico e 50 Health Studios, apartamentos mobiliados e adaptados, com serviços e cuidados em saúde on demand, destinados a receber pessoas com necessidade de acompanhamento médico permanente ou provisório.

O prefeito Topázio Neto destacou a importância do investimento privado para o ecossistema de saúde da capital. O empreendimento é liderado pelo empresário Eduardo Gastaldo (foto).

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing