Diante da reclamação de uma turista nas redes sociais, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública reforçou as orientações sobre a ocupação do espaço na areia das praias de Florianópolis e, também, a fiscalização para coibir irregularidades.
Segundo a prefeitura, os restaurantes podem utilizar a faixa de areia com mesas e cadeiras desde que deixem livres a metade da faixa de areia, “não podendo cobrar taxa nem exigir consumação para seu uso”.
Além disso, quem oferece o serviço de aluguel de mesas e cadeiras de praia não pode montar antecipadamente os equipamentos, diminuindo o espaço para os frequentadores que levam seus apetrechos de casa.
Os infratores estão sujeitos à multa, apreensão e até suspensão do alvará. Nos últimos dias, 60 cadeiras e 40 guarda-sóis foram apreendidos em praias da Ilha de SC.
Segundo o secretário Araújo Gomes, as frequentes operações têm o objetivo de fiscalizar a ocupação da faixa de areia pelas cadeiras e mesas dos restaurantes, a presença de ambulantes ilegais e, ainda, o cumprimento das regras pelos vendedores credenciados.
A prefeitura lançou um canal para a população denunciar irregularidades. É o Zapdenúncia, que atende pelo Whatsapp 0800 808 0155. Em casos de reclamações sobre a temporada de verão, o cidadão pode optar por quatro opções: exigência de consumação mínima para uso da faixa de areia, falsos guias turísticos, vendedor ambulante ilegal na praia ou outros.
________________________________________________________________________________________________________________
Praia de Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina/Foto: videomonitoramento SSP-SC