No primeiro dia da ExpoSuper 2024, o auditório com mais de 500 pessoas foi palco do painel “Liderança Feminina: a jornada para chegar ao topo”. Com participação das empresárias Monique Pizzetti (CEO do Moniari Supermercados), Maitê Lang (CEO da Nugali) e Andréia Voltolini (CEO da Elian), a apresentação tratou de temas como sucessão, evolução e resiliência.
Sob mediação da Conselheira da Fundação CERTI e Conselheira Certificada do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Silvia Marafon, a CEO do Moniari Supermercados e membro do Conselho Diretor da Acats, Monique Pizzetti afirmou que o desafio é diário e que para chegar ao topo é preciso resiliência e persistência.
“Precisamos estar preparados tanto para os acertos quanto para os erros. Essa sabedoria de entender que vamos cometer erros ao longo do caminho é uma grande mudança, e para alcançar a excelência é preciso persistir em todas as adversidades e dar conta da gestão do tempo”, falou, ressaltando que em algumas situações é fundamental saber separar a razão da emoção e que requer tempo para tomar decisões embasadas.
“O líder é aquele que se desenvolve o tempo todo, está conectado ao seu time, confia e dá autonomia e está disposto a atender e aprender. Cada vez mais a gente sabe menos das coisas, estamos sempre nos desconstruindo e reconstruindo”, disse Pizzetti.
Sucessão
Maitê Lang falou sobre a importância de trazer novas histórias para dentro da empresa e a inclusão de cargos estratégicos na Nugali. “Temos uma tendência a contratar e trazer para dentro da empresa pessoas que pensam da mesma maneira que a gente e apenas focados no resultado e atendimento ao cliente. É um desafio incluir pessoas diferentes com históricos diferentes para trazer novos olhares para a instituição”, pontuou.
O painel faz parte da extensa programação da 35ª edição da ExpoSuper, realizada entre os dias 18 e 20 de junho no Expocentro de Balneário Camboriú.