A nova rodada de pesquisas do instituto 100% Cidades mostra o cenário estável na disputa pela prefeitura de São José e manutenção do empate técnico entre o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) e a ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL) dentro da margem de erro de 4,9 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Numericamente, Orvino aparece à frente de Adeliana nas pesquisas espontânea e estimulada. O 100% Cidades não calcula cenário de “votos válidos”, que exclui brancos, nulos e eleitores indecisos do resultado final.
A segunda rodada de pesquisas do 100% Cidades, realizada em parceria com o Futura, ouviu 400 eleitores em São José entre 18 e 20 de setembro. O índice de confiança é de 95% e a pesquisa foi registrada no TRE-SC com a identificação SC-09703/2024.
Orvino e Adeliana polarizam disputa
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores pesquisados, os números tiveram poucas variações em relação ao levantamento anterior, realizado no final de agosto. Orvino Coelho de Ávila (PSD) passou de 31,1% para 31,8%, enquanto Adeliana Dal Pont (PL) foi de 26,1% para 27,4%. O resultado caracteriza empate técnico.
No segundo pelotão, as variações também aconteceram dentro da margem de erro. Moacir da Silva (Podemos) aparece numericamente em terceiro com lugar com 9,5% (tinha 8,5% na rodada anterior). Vanessa Milis (Novo), com 5,8%, e Antonio Battisti (PT), com 4,8%, estão empatados tecnicamente com o candidato do Podemos. Brancos e nulos oscilaram positivamente de 8,6% para 9,3% e os eleitores indecisos caíram de 14,5% para 11,3%.
Na pesquisa espontânea, vantagem numérica de Orvino é maior
A vantagem numérica de Orvino sobre Adeliana é maior na pesquisa espontânea, embora também configure empate técnico de acordo com a margem de erro de 4,9 pontos percentuais para cima ou para baixo da pesquisa realizada pelo 100% Cidades. Nessa modalidade, que antecede a estimulada e não apresenta ao eleitor os nomes dos candidatos, Orvino lidera com 28% – tinha 24,6% na rodada anterior. Adeliana tem 22,1%, também registrando crescimento no período (tinha 14,6%). Os demais candidatos e os votos brancos e nulos oscilaram dentro da margem de erro. Os eleitores indecisos caíram de 43,1% para 27,8%.
Pesquisa mostra rejeição estável entre líderes em São José
A estabilidade no cenário de São José também se estende ao cenário de rejeição. Com a possibilidade de que cada eleitor apontasse dois nomes em que não vota “em hipótese alguma”, a ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL) aparece com 31,4% – eram 32,7% em agosto. Na sequência, está Antonio Battisti (PT), que subiu de 21,9% para 28,1% e ultrapassou numericamente o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD), que oscilou negativamente de 27,5% para 25,1%. O petista e o pessedista estão empatados tecnicamente em rejeição.