Pesquisa mostra Adriano com 73% das intenções de voto em Joinville – 54 pontos a mais que a soma dos adversários

Pesquisa 100% Cidade aponta ampla vantagem de Adriano Silva (Novo) em Joinville e possibilidade de definição da eleição em primeiro turno

A duas semanas do primeiro turno das eleições municipais, o instituto 100% Cidades aponta a consolidação da vantagem do prefeito Adriano Silva (Novo), candidato à reeleição em Joinville. A segunda rodada de pesquisas mostra que não houve efeito relevante da campanha eleitoral sobre o percentual dos candidatos e que o atual prefeito segue pontuando acima dos 70% das intenções de voto.

O 100% Cidades pesquisa os cenário eleitoral nos 100 maiores colégios eleitorais do Brasil em parceria com o Futura Inteligência. Nesta segunda rodada de pesquisa em Joinville, foram ouvidos 600 eleitores entre 12 e 16 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-SC: SC-01145/2024.

Adriano chega a 73,3% das intenções de voto em Joinville

Na pesquisa estimulada, na qual são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores pesquisados, Adriano Silva (Novo) alcançou 73,3% das intenções de voto. Ele oscilou positivamente dentro da margem de erro em relação à pesquisa anterior, quando apresenta 71,6%.

Os desempenho do atual prefeito é 54,2 pontos percentuais acima da soma das intenções de voto dos adversários. Sargento Lima (PL) alcançou 9,4% na pesquisa estimulada – tinha 9,8% na primeira rodada. Carlito Merss (PT) teve a maior variação, embora dentro da margem de erro: caiu de 8,2% para 6,5%. Permanece, entretanto, o empate técnico entre os candidatos do PL e do PT. Na pesquisa Mapa contratada pela Jovem Pan Joinville e divulgada dia tal, o cenário é o semelhante, com Carlito numericamente à frente de Lima.

Ainda na estimulada, Rodrigo Bornholdt (PSB) também oscilou negativamente, de 2,4% para 1,6%, enquanto Luis Claudio Gubert (MDB) passou de 1,3% para 1,6%. Brancos e nulos eram 2% e agora somam 1,7%. Os eleitores indecisos aumentaram de 4,7% para 6%. Todas as variações foram dentro da margem de erro.

Pesquisa espontânea em Joinville são semelhantes

Os números da pesquisa espontânea, que antecede a estimulada e não apresenta os nomes dos candidatos, são muito semelhantes – indicando alto grau de consolidação da intenção de voto. Adriano Silva cresceu no limite da margem de erro, passando de 66,6% para 70,4%. No segundo pelotão, Sargento Lima e Carlito Merss aparecem ambos com 5,8%. Na primeira rodada, o petista tinha 6,8% e estava numericamente à frente do candidato do PL, que pontuava 4,8%. Nesse modalidade, os indecisos somam 13,6% – eram 18,3% na primeira rodada.

Rejeição a Carlito é a maior; a de Sargento Lima, a que mais cresce

O 100% Cidades também pesquisou a rejeição aos candidatos em Joinville, com a possibilidade de que o eleitor apontasse até dois nomes que não votaria em hipótese alguma. O ex-prefeito Carlito Merss continua liderando esse quesito, embora tenha diminuído no limite da margem de erro essa rejeição: eram 66,7% os eleitores que rejeitavam o petista, agora são 63,9%.

Nesta rodada de pesquisa, Sargento Lima assumiu a segunda posição em rejeição, com um crescimento acima da margem de erro. O candidato do PL tinha 19,9% de rejeição e agora tem 27,3%. Por sua vez, Rodrigo Bornholdt conseguiu diminuir a resistência a seu nome: eram 21,5% e agora são 14,3% os eleitores que não votam no candidato do PSB em hipótese alguma. O prefeito Adriano Silva reduziu a rejeição dentro da margem de erro, de 3,6% para 2,7%.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit