Polícia Civil cumpre 14 mandados em Operação contra fraude em licitações em Forquilhinha, Nova Veneza e Criciúma

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (DECOR/DEIC), deflagrou nesta manhã, 10 de setembro de 2024, a “Operação Cyperus”, cumprindo 14 mandados de busca e apreensão nos municípios de Forquilhinha, Nova Veneza e Criciúma. A ação tem como objetivo apurar crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e fraude em licitações.

A investigação se concentra no Pregão Presencial nº 18/PMF/2021, realizado pela Prefeitura de Forquilhinha, que contratou uma empresa para serviços de manutenção em áreas públicas. A Polícia Civil suspeita que a empresa vencedora seja de fachada, criada por um “laranja” para ocultar o verdadeiro proprietário, um ex-servidor da prefeitura.

Além da empresa investigada, o ex-servidor estaria envolvido em outras empresas de familiares, também contratadas pelo município. Duas outras empresas teriam atuado para favorecer a vencedora no processo licitatório, sendo que uma delas foi criada exclusivamente para este pregão. A empresa beneficiada venceu licitações apenas em Forquilhinha, embora tenha participado de outros certames em municípios como Laguna e Turvo.

Com base nos indícios, a Polícia Civil instaurou um inquérito e solicitou a suspensão dos contratos vigentes e a proibição de novas contratações das pessoas e empresas investigadas. Durante a operação, foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos, que serão analisados para aprofundar as investigações e identificar outros envolvidos.

Cerca de 50 policiais civis participaram da ação, incluindo equipes da DEIC, DECOR e delegacias de Criciúma e Araranguá.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit