Raio-X do Novo em Santa Catarina

O Novo saiu das eleições municipais em Santa Catarina como uma grife. O desempenho em números absolutos aparentemente modestos tornam-se robustos quando se considera que o maior colégio eleitoral catarinense, Joinville, é uma das das prefeituras conquistadas pelo partido. Com 78,6% dos votos válidos, o prefeito reeleito Adriano Silva ganhou automaticamente o status de pré-candidato a governador em 2026, alçando a legenda a outro status no Estado.

Além da eleição em Joinville, o segundo lugar em Blumenau com Odair Tramontin e a eleição de 35 vereadores apontam para o crescimento do partido nas eleições estaduais. Em 2020, a direção nacional, ainda sob o comando do cancelado João Amoêdo, havia restringido o número de cidades com candidaturas do partido em Santa Catarina. Sem amarras e consolidando a parceria com o tradicional PSD, o Novo precisa ser observado com atenção.

Raio-X em Santa Catarina

350.705 votos para prefeito (5º em votos conquistados)
3 prefeitos eleitos (9º em prefeitos eleitos)
2 vice-prefeitos eleitos (10º em vice-prefeitos eleitos)
35 vereadores eleitos em 21 cidades (10º em vereadores eleitos)

Onde o Novo vai governar em SC

Cidade com mais de 100 mil habitantes:
Joinville: Adriano Silva

Demais cidades
Ascurra: Arão Josino
Corupá: Nininho Eipper

Onde o Novo será vice em SC

Cidade com mais de 100 mil habitantes:
Joinville: Rejane Gambim

Demais cidades:
Pomerode: Daniel Buerger

Cidades de SC em que o Novo terá vereador

Cidades com mais de 100 mil habitantes:
Joinville
Blumenau
São José
Jaraguá do Sul
Brusque
Balneário Camboriú

Demais cidades:
Ascurra
Bombinhas
Campos Novos
Capinzal
Corupá
Indaial
Itapema
Jaguaruna
Luzerna
Orleans
Passo de Torres
Rio do Sul
Rio Negrinho
Tijucas
Timbó

Nomes para 2026

O Novo, antes de tudo, sai da disputa com algo raro nesta etapa da construção das eleições de 2026: um candidato natural para a majoritária, seja governador ou senador – Adriano Silva. Para além do desempenho do joinvilense, o partido sai da disputa com bons nomes para composição de chapas para a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados.

O deputado estadual Matheus Cadorin e o deputado federal Gilson Marques saem fortalecidos pelas votações dos candidatos no Norte e no Vale, respectivamente. Para reforçar qualquer uma das chapas, o primeiro nome é o de Odair Tramontin, que recebeu 56 mil votos para prefeito de Blumenau. Caso Adriano Silva não renuncie para concorrer, a vice-prefeita joinvilense Rejane Gambim também é um opção de peso.

Entre os nomes que concorreram a prefeito e não venceram, não fizeram feio Lucas Gottardo em Balneário Camboriú e Mario Felippi em Jaraguá do Sul.

Entre os vereadores eleitos, é importante observar três nomes reeleitos e campeões de voto. Rodrigo Livramento foi o vereador mais votado em Jaraguá do Sul (6.076 votos), Cryslan em São José (4.999 votos) e André de Oliveira em Itapema (1.761 votos). É bom incluir nessa lista também o vereador reeleito Neto Petters, terceiro mais votado de Joinville com 7.586 votos.


Entre 20 de outubro e 3 de novembro, publico um balanço sobre os resultados eleitorais e as perspectivas políticas dos 11 partidos que elegeram prefeitos em Santa Catarina nas eleições de 2024. Próximo: Podemos

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit