Raio-X do Podemos em Santa Catarina

Balanço sobre os resultados eleitorais e as perspectivas políticas do Podemos em Santa Catarina nas eleições de 2024

Para um partido que mudou de comando e de rumo às vésperas do fim do prazo de filiações, o Podemos não pode reclamar muito da colheita que teve nas eleições municipais de 2024 em Santa Catarina. Em março, a deputada estadual Paulinha assumiu a presidência estadual do partido, que passou a atuar em bloco com o PSD em diversos projetos. Foram apenas três prefeitos eleitos, em pequenas cidades.

Nas maiores cidades, o Podemos apostou no ex-deputado estadual Ricardo Alba em Blumenau, que decepcionou, e em Moacir da Silva em São José, que fez um bom papel, mas não conseguiu interferir na polarização entre o prefeito reeleito Orvino Coelho de Ávila (PSD) e a ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL).

Os três deputados estaduais da legenda fizeram valer suas lideranças na base, mas abrindo mão da cabeça-de-chapa. Camilo Martins levou o prefeito reeleito de Palhoça, Eduardo Freccia, para o PL, indicando Rosinei Horácio (Podemos), como vice. Lucas Neves apoiou a prefeita reeleita Carmen Zanotto (Cidadania) em Lages, indicando o vice-prefeito eleito Jair Junior. Paulinha garantiu a sucessão do prefeito Paulinho (Podemos) em Bombinhas para Alexandre da Silva (PSD) – mais uma vez, coube ao Podemos a vaga de vice.

O futuro do partido no Estado passa por definições em Brasília, especialmente sobre federação ou fusão partidária que torne a legenda atrativa para novas lideranças, e pela continuidade do trio de deputados estaduais.

Raio-X em Santa Catarina

53.755 votos para prefeito (10º em votos conquistados)
3 prefeitos eleitos (9º em prefeitos eleitos)
15 vice-prefeitos eleitos (7º em vice-prefeitos eleitos)
88 vereadores eleitos em 54 cidades (8º em vereadores eleitos)

Onde o Podemos vai governar em Santa Catarina

Jaguaruna: Laerte Silva
Monte Castelo: Sirineu Ratochisnki
Santa Cecília: Carlos Enrique Garcia Langer

Onde o Podemos será vice em Santa Catarina

Cidades com mais de 100 mil habitantes:
Palhoça: Rosiney Horacio
Lages: Jair Junior
Camboriú: Jozias Silva

Demais cidades:
Benedito Novo: Dariman Teske
Biguaçu: Alexandre Martins De Souza
Bombinhas: Tonho
Campo Belo Do Sul: Ademir Da Guia (Tio Adê)
Gravatal: Marcos Correa
Itá: Joice Anita Sartoretto Zotti
Jaguaruna: Henrique Fontana
Jupiá: Julio Cezar Fabris
Leoberto Leal: Jair Andersen de Souza
Major Vieira: Vilma Muller Kiem
Painel: Sirlei Lopes
São Francisco Do Sul: Sergio Murilo de Carvalho Oliveira

Cidades de SC em que o Podemos terá vereador

Cidades com mais de 100 mil habitantes:
Joinville
Blumenau
Palhoça
Lages
Brusque
Balneário Camboriú
Camboriú

Demais cidades:
Abdon Batista
Alfredo Wagner
Angelina
Anitápolis
Balneário Barra do Sul
Bela Vista do Toldo
Biguaçu
Bombinhas
Campo Belo do Sul
Catanduvas
Celso Ramos
Correia Pinto
Erval Velho
Fraiburgo
Garopaba
Garuva
Governador Celso Ramos
Gravatal
Guabiruba
Ibirama
Imbuia
Indaial
Itá
Jaguaruna
Joaçaba
Laguna
Lontras
Mafra
Monte Castelo
Morro Grande
Navegantes
Otacílio Costa
Painel
Porto União
Presidente Nereu
Rodeio
Salto Veloso
Santa Cecília
Santo Amaro da Imperatriz
Serra Alta
São Francisco do Sul
São Joaquim
São João Batista
São Martinho
São Miguel do Oeste
Três Barras
Vargem

Nomes do Podemos para 2026

O foco do Podemos para 2026 é conquistar a vaga de deputado federal perdida nas eleições de 2022, quando Rodrigo Coelho fez votação para se reeleger, mas acabou abatido pela votação da legenda. Essa construção deve nortear o futuro da legenda, que deve contar com a deputada estadual Paulinha como opção para a Câmara dos Deputados. Camilo Martins e Lucas Neves devem ser candidatos à reeleição.

A construção das chapas de deputado estadual e deputado federal vai depender muito da avaliação das lideranças sobre a permanência do atual trio de mandatários no partido, o que hoje nem mesmo eles cravam. Camilo e Lucas estão próximos do governador Jorginho Mello (PL) e podem buscar abrigo no PL ou em um partido aliado ao Centro Administrativo, enquanto Paulinha é parceira preferencial do PSD e pode buscar refúgio na legenda se não conseguir construir a chapa do Podemos.

No entanto, o ponto de partida desenhado nas eleições estaduais não é de se ignorar. Foram 15 vice-prefeitos eleitos, o que pode reforçar as chapas. Em seus tempos de PR, Jorginho Mello costumava focar a eleição de vices, porque eles podem concorrer a deputado sem precisar renunciar. Assim, recheava as chapas com nomes de densidade eleitoral. A estratégia pode ser aplicada pelo Podemos em 2026.

Com 10,8% dos votos em uma campanha de pouca estrutura, Moacir da Silva também saiu da disputa como uma boa opção para a Assembleia Legislativa. A manutenção do ex-deputado federal Rodrigo Coelho também seria importante, embora ele já converse com outros partidos.


Entre 20 de outubro e 3 de novembro, publico um balanço sobre os resultados eleitorais e as perspectivas políticas dos 11 partidos que elegeram prefeitos em Santa Catarina nas eleições de 2024. Próximo: Republicanos.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit