Situação da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, será discutida em audiência pública

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou a realização de uma audiência pública para discutir a situação ambiental da bacia da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. O requerimento, apresentado pelo deputado Marcos José de Abreu (PSol), o Marquito, foi votado na última quarta-feira (19). A expectativa é que a reunião ocorra na segunda quinzena de março.

“A Lagoa da Conceição e o Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição compõem um mosaico de diversos ecossistemas integrados que abrigam uma rica biodiversidade. Sua preservação protege mananciais e garante o estoque de água potável dos nossos aquíferos”, explica.

Marquito destaca a relevância do debate diante dos impactos causados pelo rompimento do reservatório da Casan em 25 de janeiro de 2021, “o maior crime socioambiental de Florianópolis”. A partir do episódio, lembra, “diversas pesquisas científicas demonstram a situação de contaminação do meio aquático por diversos contaminantes e resíduos emergentes”, afirma.

Segundo o parlamentar, “enquanto essa situação não é resolvida, continuaremos sofrendo prejuízos materiais, ambientais, culturais e sociais.”

“Precisamos que os poderes deem respostas efetivas, e com essa audiência discutiremos as medidas necessárias para a reparação e mitigação dos impactos”.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing