Os riscos dos cigarros eletrônicos já viraram discussão no país nos últimos meses, mas agora uma descoberta deixa a conversa ainda mais acirrada. Isto porque pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Polícia Científica encontraram anfetamina na composição de cigarros eletrônicos vendidos em Joinville.
A pesquisadora e professora da Federal de Santa Catarina, Camila Marchioni explicou qual o efeito dessa substância, de nome octodrina, no corpo humano:
A octodrina é um tipo dessa substância. Existe uma grande diversidade de substâncias no grupo das anfetaminas. O fato é que todas agem de forma semelhante no sistema nervoso central: deixando o indivíduo mais agitado, mais animado, mais excitado. Por outro lado, também pode causar dano no coração – disse a professora Camila Marchioni.
Só para entendermos, a octodrina faz parte do grupo das anfetaminas e foi descoberta em dez amostras analisadas pelos pesquisadores. Essas amostras foram tiradas de cigarros eletrônicos que foram apreendidos pois a comercialização dos mesmos não é permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo as autoridades envolvidas na pesquisa, é cedo para afirmar que outros cigarros eletrônicos também possuem a substância.