logo-branco.png

9 de setembro de 2024

União Brasil, de Gean, decide não apoiar reeleição de Topázio por “divergências administrativas”

Reunião ampliada do União Brasil, partido de Gean Loureiro, decide não apoiar reeleição de Topázio Neto (PSD).

A reunião ampliada da executiva municipal do União Brasil, partido do ex-prefeito Gean Loureiro, confirmou as expectativas e aprovou a decisão de não apoiar a reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD) em Florianópolis.

Em nota oficial, o partido alegou “divergências administrativas que não permitiram a continuidade de alguns projetos e modelos administrativos iniciados” na gestão de Gean e “falta de valorização partidária do União Brasil”.

Gean Loureiro e Topázio Neto formaram chapa como prefeito e vice-prefeito eleitos em 2020. Topázio assumiu o cargo no final de março de 2022, quando então prefeito renunciou para concorrer a governador do Estado. Após as eleições, em que o ex-prefeito terminou em quarto lugar, Topázio mudou os rumos da administração e não aceitou o retorno de Constâncio Maciel, presidente estadual do União e ligado a Gean, para a Secretaria da Fazenda.

Desde então, a dupla viveu aproximações e reaproximações. Nas composições para a candidatura a reeleição, desta vez como titular, Topázio priorizou a aliança com o PL do governador Jorginho Mello e a reconstrução do MDB em torno do presidente da Câmara de Florianópolis, João Cobalchini (MDB, ex-União Brasil).

As reclamações de Gean foram se tornando públicas nas últimas semanas. A vários interlocutores, o ex-prefeito negou que estivesse incomocado com a destinação de vaga de vice-prefeito na chapa para o PL ou a aproximação Topázio-Jorginho. As palavras de Gean a esses interlocutores era clara: “o problema tem nome e sobrenome: Topázio Neto”.

O encontro da executiva municipal do União Brasil teve a presença do ex-prefeito Gean Loureiro e de Constâncio Maciel, presidente municipal. Dos 20 integrantes, 18 estavam na reunião. Além deles, também estavam presentes 20 dos 24 pré-candidatos a vereador do partido em Florianópolis.

A nota oficial do União Brasil adianta que a legenda procurará outras pré-candidaturas para conversar sobre coligações e apresenta uma lista de medidas que quer ver executadas na próxima administração de Florianópolis. Uma forma clara de dizer que não acredita que serão cumpridas por Topázio.

Leia a nota oficial na íntegra

A executiva municipal ampliada do União Brasil de Florianópolis, reunida nesta quarta-feira, 19/06, deliberou pela não participação do partido na próxima eleição na coligação liderada pelo prefeito Topázio Neto. A decisão se baseia em divergências administrativas que não permitiram a continuidade de alguns projetos e modelos administrativos iniciados pelo ex-prefeito Gean Loureiro, bem como na falta de valorização partidária do União Brasil.

A decisão de qual coligação participar na próxima eleição passará pela inclusão de propostas no plano de governo que contemple ações como as que destacamos abaixo:

  1. Gestão Fiscal: Reequilíbrio das contas públicas com redução do custeio da máquina para permitir mais investimentos, tendo como meta retornar à avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional para A+ atingida pelo ex-prefeito Gean Loureiro em sua gestão.
  2. Saúde: Ampliação do número de Equipes de Saúde da Família (ESF) atendendo nos centros de saúde, com contratação de mais médicos e profissionais de saúde, garantindo uma ESF para, no máximo, 3.000 habitantes na cidade de Florianópolis.
  3. Educação: Voltar a zerar o número de crianças na fila de espera por vagas na educação infantil, com ampliação dos serviços em período integral. Continuidade do projeto Escola do Futuro para outros bairros do município.
  4. Assistência Social: Ampliação dos projetos sociais iniciado pelo ex-prefeito Gean Loureiro, para outras regiões do município. Ampliação do serviço de Abordagem de Rua, com a garantia efetiva da internação para tratamento de dependentes químicos de todas as pessoas em situação de rua que precisem.
  5. Infraestrutura: Retomar a “Operação Asfaltaço” com a pavimentação de todas as ruas que ainda não tenham pavimentação no município. Execução de obras estruturantes como a 4ª pista da SC 405 no sul da Ilha, entre o elevado da Seta e Rio Tavares, a 4ª pista da SC 404 do Itacorubi até o Morro da Lagoa e ampliação das faixas da SC 401 no norte da Ilha.

A valorização partidária, bem como a inclusão dessas propostas e outras debatidas pelo partido, serão requisitos fundamentais para definição do apoio na eleição municipal deste ano pelo partido.


Foto: Reunião ampliada do União Brasil de Florianópolis decide não apoiar reeleição de Topázio Neto (PSD).
Crédito: Divulgação.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing