logo-branco.png

12 de junho de 2024

PSB nacional exige apoio do PSOL em Curitiba para confirmar aliança com Marquito em Florianópolis

Carlos Siqueira, em Brasília, quer apoio do PSOL ao PSB em Curitiba para confirmar apoio do partido a Marquito (PSOL) em Florianópolis.

Acertado em fevereiro, está em risco o apoio do PSB à pré-candidatura do deputado estadual Marquito (PSOL) à prefeitura de Florianópolis. Alinhada em níveis municipal e estadual, a composição tem uma restrição do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira: ele quer contrapartida do PSOL em Curitiba.

O presidente estadual do PSB, Israel Rocha confirma a informação.

Uma resolução nacional do partido diz que os acordos nas capitais tem que ser avaliados pela direção nacional. Temos dez dias para responder a comunicação do partido. O Siqueira está cobrando uma resposta do PSOL para que pelo menos haja uma reciprocidade em Curitiba – afirma o dirigente estadual.

Em Santa Catarina, PSOL e PSB estão alinhados e com o bloco na rua. Os pessebistas lançaram o enfermeiro Gelson Albuquerque como pré-candidato a vice-prefeito. Também estão juntos em Joinville, onde o PSOL apoia a pré-candidatura a prefeito de Rodrigo Bornholdt (PSB).

O nó curitibano, no entanto, não é fácil de ser desatado. A esquerda da capital curitibana tem resistências à pré-candidatura do ex-prefeito Luciano Ducci (PSB). No final de maio, por pressão da direção nacional, o PT anunciou apoio ao nome do PSB, adversário em outras disputas locais – e um dos deputados que votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O PSOL de Curitiba mantém a pré-candidatura da professora Andrea Caldas e tem feito, através de suas lideranças, forte resistência a qualquer composição com Luciano Ducci.

Se não houver a troca de figurinhas entre os partidos em Curitiba e Florianópolis, o apoio do PSB volta para a mesa de negociações na disputa na capital catarinense. Antes de acertar com Marquito, o partido foi convidado pelo PT do ex-vereador Lela Farias e pelo PSDB do ex-prefeito e ex-senador Dário Berger, que disputou a reeleição ao Senado em 2022 pelo PSB.


Foto: Carlos Siqueira, em Brasília, quer apoio do PSOL ao PSB em Curitiba para confirmar apoio do partido a Marquito (PSOL) em Florianópolis.
Crédito: Sergio Dutti, PSB.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing