logo-branco.png

18 de junho de 2024

Coluna do Gadotti: os destaques de Florianópolis e região desta quinta-feira, 6 de junho

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

TAINHAS NO SAPIENS
No sábado (8) será realizada a soltura de 100 tainhas no lago artificial do Sapiens, no norte da Ilha de SC, ato simbólico que vai marcar uma parceria entre a Secretaria de Estado da Aquicultura e Pesca e a Fapesc. 0 objetivo principal é avaliar a viabilidade da criação de peixes marinhos em ambientes controlados e de baixa salinidade, além de entender melhor os aspectos biológicos e comportamentais desta espécie em tais condições. Está sendo elaborando um edital direcionado a instituições de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias eficientes de criação de peixes marinhos. “Nosso objetivo é usar a estrutura do Sapiens Parque, que é um centro tecnológico e de inovação, para incentivar e valorizar a nossa tainha, o peixe símbolo da pesca catarinense. Nossa secretaria em parceria com a Fapesc já vem estudando os parâmetros populacionais da tainha em um projeto coordenado pela Udesc. Agora, vamos avançar ainda mais nos estudos em água de baixa salinidade, neste caso no lago artificial do Sapiens Parque. No futuro queremos usar o local para servir de visitação e interação da sociedade com a nossa cultura”, explica o secretário Tiago Bolan Frigo.

CARNAVAL 2025
A partir do Carnaval de 2025, Florianópolis volta a ter dois dias de desfile – sexta e sábado – na passarela do samba Nego Quirido, na Baía Sul. A confirmação foi feita pelo presidente da Liga das Escolas de Samba (Liesf), Joel da Costa Jr. “Estamos ansiosos para celebrar esses dois dias de festa e demonstrar ao país inteiro a grandiosidade e o brilho da nossa tradição”, afirma.

40 ANOS
A Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo), presidida por Gilberto João Rech, completa 40 anos de atividades nesta sexta-feira (7). Uma das novidades que marca a comemoração é o lançamento, previsto para julho, do Conecta 360, ferramenta de negócios que vai ajudar os empresários na transformação digital de seus negócios. O novo espaço terá coworking, estúdio fotográfico, de podcast e de vídeo, arena de eventos, e-commerce, além de espaço de convivência e de criação. São José tem 55.487 empresas ativas, segundo os dados do Observatório Jucesc (Junta Comercial do Estado). É a quinta cidade catarinense com o maior número de negócios.

HOMEM DE AFETOS
Está em cartaz no Paradigma Cine Arte, na
SC-401, o documentário “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos”. Premiado em festivais pelo mundo, o filme dirigido por Daniela Broitman revela memórias inéditas contadas pelo próprio artista, familiares e amigos como Caetano e Gil. O roteiro parte de uma entrevista inédita em que, aos 84 anos, Caymmi faz confidências e revela sua afetividade pelas coisas mais singelas da vida. Pode ser visto até domingo (12), às 19h25.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing