logo-branco.png

18 de junho de 2024

Coluna do Gadotti: os destaques de Florianópolis e região nesta segunda-feira, 27 de maio

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

De segunda a sexta-feira, as notícias e informações de bastidores da região da Grande Florianópolis.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Em atividade há um ano, a Frente Parlamentar de Atenção às Mudanças Climáticas da Câmara de Florianópolis vai apresentar até julho uma minuta de política municipal que torne a cidade mais preparada para o enfrentamento dos fenômenos naturais. A proposta está sendo construída com base em contribuições de pesquisadores que tratam sobre alterações do clima, ocupação do solo, áreas de risco etc. Além disso, a presidente da Frente, vereadora Carla Ayres (PT), prepara um pacote de projetos sobre o tema. Ela quer discutir, por exemplo, o reuso da água e o sistema de reservatório e abastecimento de água da capital e ações que estimulem o uso de energias limpas. Uma sugestão é a adaptação das frotas oficiais. “A mobilidade é o grande responsável pela emissão de gás carbônico em Florianópolis e precisamos investir em outra lógica do transporte coletivo”, defende Carla.

TERRENOS DE MARINHA
O advogado Nabih Chraim, presidente do Instituto Brasileiro de Terrenos de Marinha (IBTM), participa nesta segunda feira (27), às 14h30, de uma audiência pública no Senado para discutir a PEC 03/2022 que visava extinguir os terrenos de marinha. Segundo ele, a proposta se desvirtuou no curso da tramitação. “O texto atual da PEC trata na realidade de uma transferência compulsória em até dois anos, ou seja, venda dos terrenos de marinha aos ocupantes particulares”, afirma. Ele considera que o tema, da forma como está posto, traz extrema insegurança jurídica e pode causar sérios problemas sociais e políticos. Chraim lembra ainda que Florianópolis será diretamente impactada por qualquer decisão envolvendo o assunto.

CRUZAMENTO

A placa faz um alerta aos ciclistas que passam pelo Parque da Luz, sentido Beira Mar Norte, para evitar acidentes com os carros que saem da rua Almirante Lamego, centro de Florianópolis. (foto: Fabio Gadotti)

PROJETOS DE LUXO

O arquiteto Sávio Jobim, do Architects Office (AO), que tem sedes em São Paulo e em Lisboa, esteve em Florianópolis na última quinta-feira (23) para falar sobre projetos de luxo no showroom D/Sense, empreendimento da Dimas Construções assinado pela AO. Em frente ao Parque da Luz e com uma vista privilegiada, o D/Sense adota o conceito de “luxo silencioso”, que usa materiais e peças nobres e de alto padrão, privilegiando soluções sustentáveis e promovendo equilíbrio e bem-estar. A entrega está prevista para 2027. Na foto de José Somensi, o empresário Daniel Dimas, CEO da Dimas Construções; Georgia Subtil Eula, analista de arquitetura da empresa; Sávio Jobim, e Gabriel Freire, diretor Comercial e de Incorporações da Dimas Construções.

FRIO NA BARRIGA

A atriz Déborah Secco foi uma das atrações do Empreende Brazil 2024, que reuniu mais de 6 mil pessoas sexta e sábado (25), na Arena Opus. Ao lado do sócio Malvino Salvador e de Leonardo Nobre, ela falou sobre sua experiência empreendedora na Mais Cabello, marca especializada em transplantes e tratamentos capilares. Em conversa com Lucas Schweitzer no palco principal, a atriz disse que gosta de acompanhar todos os processos do negócio e compartilhou como faz para conciliar todas as atividades. Depois, aos jornalistas, descartou abandonar as telas. “Atuar é uma coisa que eu amo, não imagino minha vida sem isso, mas não gerava mais o frio na barriga que hoje empreender gera. Mas sabendo organizar, dá tempo para tudo”, afirmou. (foto: divulgação)

ENERGIA SOLAR
A Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) e a Câmara de Florianópolis assinam nesta terça-feira (28) um termo de cooperação técnica para elaboração de um termo de referência que viabilize a implantação de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica na sede do Legislativo municipal. O presidente da Câmara, João Cobalchini (MDB), vai oficializar a parceria durante a reunião de diretoria da entidade. O termo, que será executado de forma voluntária, envolve mais de 10 empresas do setor de energia solar que integram o Núcleo de Energia, Engenharia e Sustentabilidade da Acif.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing