logo-branco.png

18 de junho de 2024

Coluna do Gadotti: os destaques desta terça-feira, 28 de maio

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

De segunda a sexta-feira, as notícias e informações de bastidores da região da Grande Florianópolis.

MENOS BUROCRACIA
Em plenária no Empreende Brazil Conference, o professor Thiago Chaves defendeu menos burocracia para melhorar o ambiente de negócios. Para ele, os governos devem se preocupar, primeiro, em “não atrapalhar” quem investe e faz a economia girar. “Pagamos tributos a nível de Suécia e recebemos serviços de Venezuela”, falou o ex-superintendente de Desenvolvimento Econômico de Florianópolis. Chaves também considera positivo o incentivo à criação de centralidades comerciais e residenciais, que foi aprovado na revisão do Plano Diretor. Chaves falou no debate sobre “O que o governo pode te ajudar e você ainda não sabe”. Participaram ainda a vereadora de Florianópolis Manu Vieira (PL), o vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, e o deputado estadual Matheus Cadorin (Novo). Todos, aliás, pediram simplificação da legislação e mais liberdade para empreender. Cadorin defendeu a revogação de “mais de 100 leis catarinenses que atrapalham o empreendedor” e Schlemper acredita que o mesmo precisa ser feito em São José para acabar com regulamentações municipais “obsoletas”. Levantamento nesse sentido vem sendo feito por Manu na Câmara de Florianópolis.

ALFÂNDEGA

Para surpresa de quem frequenta o local, e se preocupa com a segurança, a base da Guarda Municipal de Florianópolis no Largo da Alfândega agora vem sendo usada pela equipe do Pare Fácil, que faz a gestão do estacionamento rotativo na cidade.

OBSERVADOR
O advogado Marcelo Peregrino, de Florianópolis, atuará como observador nas eleições no México. O país vai eleger o presidente e parlamentares no próximo sábado (2).

NOVO CAMPECHE
Para celebrar o Dia do Manezinho, o MULTI Open Shopping vai promover no sábado (1º) uma ação de limpeza do Novo Campeche. Os organizadores vão disponibilizar sacos de lixo, luvas e baldes para coleta de materiais de compostagem. O ponto de encontro, a partir de 8h30, é a passarela de madeira na entrada da praia. A ação é uma parceria com a Rhas Engenharia e tem apoio da Terra Maya Cosmética, Terra Maya Slow Shoes, Meu Salão, Shaka Fresh and Green, HiperSelect, Associação de Bodysurf de Florianópolis e Angatu Compostagem.

CAFÉ DO FRANK
Abre nesta terça-feira (28), na rua Trajano, centro de Florianópolis, o Café do Frank. No cardápio, lanches como o Buraco Quente, com carne moída, muzzarela derretida e pão de trigo crocante, e o Café Bala Dalva, feito com o picolé da bala mais tradicional da cidade. A porta de entrada foi grafitada pelo artista Franco Maestri. Frank (foto abaixo) decidiu empreender depois de trabalhar por quase 25 anos no tradicional Café Delícia, ponto de encontro no piso térreo do Beiramar Shopping.

QUARENTENA
O jornalista Jairo Cardoso lança no próximo dia 5 de junho, na Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping, o romance “O Estúdio dos Vícios Etéreos”. A história se passa durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19, em 2020, e é contada por um homem sem nome, que, obrigado a ficar em casa, só deseja não ter mais o que fazer. Ele entra em uma “espiral de rancores e compulsões, ocupando as horas com ruminações cínicas e niilistas, sem dúvidas nem critérios – apenas o eco das redes e das ruas, com suas recriminações e intolerâncias”. A noite de autógrafos começa às 19h.


Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing