logo-branco.png

23 de maio de 2024

Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias será lançado em março na Alesc

A instalação do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, na Assembleia Legislativa, está prevista para o dia 29 de março. O grupo será coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), proponente da iniciativa, e envolverá outros 25 parlamentares signatários. Um dos temas que deverão pautar o início dos trabalhos é o Programa Faculdade Gratuita.

Com a perspectiva de que os trabalhos perdurem ao longo dos quatro anos da atual legislativa, o Fórum terá finalidade de apoiar o fortalecimento deste modelo comunitário, disseminar informações sobre os serviços prestados pelas 14 instituições que compõem o sistema Acafe e defender a participação dela no desenvolvimento de Santa Catarina.

– A Acafe e suas 14 Universidades Comunitárias são um patrimônio de Santa Catarina. Elas são fundamentais para a interiorização do ensino superior e reinvestem todo o seu resultado em benefício das comunidades. Este é um modelo bem-sucedido, que precisa prosperar e continuar gerando oportunidades. Vamos trabalhar aliançados com as instituições para que isso aconteça – afirma Napoleão.

O Fórum irá percorrer, inicialmente, 12 cidades em todas as regiões do estado, na promoção de um debate junto à comunidade acadêmica, sociedade civil organizada e os catarinenses, os grandes favorecidos e protagonistas nessas instituições. Os roteiros serão detalhados em breve.

– Nosso intuito é que a população tome conhecimento do trabalho desenvolvido pelas universidades comunitárias, o que ela entrega e o quanto isso é relevante para a sociedade. Investir em universidade comunitária nada mais é que retornar o imposto pago pelo cidadão de forma objetiva em saúde, educação e outros serviços de interesse público.

 

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing