logo-branco.png

19 de abril de 2024

O ano dos deputados catarinenses no Instagram

Em um ano sem eleições gerais e com muitos deputados em primeiro mandato, analisar a evolução dos deputados de Santa Catarina nos principais indicadores permite entender um pouco da dinâmica que envolve estes parlamentares nas redes e sua capacidade de reter engajamento da população.

Metodologia
A análise a seguir foi realizada com dados do FanpageKarma, uma plataforma de coleta de indicadores. Todos os indicadores podem ser conferidos e analisados individualmente utilizando essa ferramenta. Em todos os casos, os resultados foram recortados para exibir o TOP 10 de cada casa legislativa considerando o número de reações, comentários e compartilhamentos.

Câmara Federal

Na Câmara Federal o destaque ficou com a dupla Carol de Toni(PL) e Júlia Zanatta(PL). Juntas elas reuniram mais de 72% de todas as reações em posts geradas na bancada catarinense.

Em números absolutos, quem mais cresceu também foi a deputada Julia Zanatta(PL). Em proporção com o tamanho da base original, quem mais cresceu foi o Bolsonarista Zé Trovão(PL), que ampliou sua base em 210% em relação ao inicio do ano. Pezenti(MDB) também se destaca com um crescimento de 206%.

Observando a bancada catarinense de forma macro, assim como em outras regiões do País, existe uma relação direta entre o posicionamento dos candidatos nos polos ideológicos e bons resultados nas redes. Se observarmos o TOP 10 dos deputados federais de Santa Catarina isso fica evidente. No aspecto da produção de conteúdo, ninguém publicou mais que Pedro Uczai(PT).

O gráfico abaixo mostra a distribuição percentual das reações no Instagram dos deputados federais de Santa Catarina.

Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Na ALESC a presença digital dos candidatos é mais equilibrada. Com exceção de Ana Campagnolo(PL) que mesmo que estivesse na Câmara dos Deputados ainda seria a terceira em reações, os demais deputados evoluem de formas bem semelhantes nas redes.

Cabe um elogio também a excelente gestão de redes do Deputado Sérgio Guimarães(UNIÃO) que durante todo o ano permaneceu entre os deputados com melhor engajamento. Um trabalho de regularidade e muita criação de conteúdo.

O ranking abaixo está ordenado pelo número de reações, comentários e compartilhamentos.

Quando observamos a distribuição das reações entre os deputados, o tamanho da rede de Ana Campagnolo(PL) chama a atenção. É como se a cada 10 reações em posts entre todos os deputados, 5 fossem nos da deputada.

O que isso tudo significa?

Este indicadores permitem entender um pouco melhor o tamanho dos deputados nas redes e perceber os que mais se destacam neste aspecto nas casas legislativas. Porém, vale lembrar que estes dados não consideram por exemplo a região onde o engajamento acontece, e é provável que uma boa parte das reações nos posts mais ideológicos ou com pouca ligação com Santa Catarina possa estar acontecendo fora do Estado.

Mais importante que observar os 10 maiores em cada casa, é perceber que de forma geral todos os deputados catarinenses aumentaram sua presença nas redes sociais em 2023. O deputado Padre Pedro Baldissera(PT), por exemplo, foi o deputado estadual que mais cresceu proporcionalmente este ano: 107%.

O Instagram vem avançando como principal rede de debate político em Santa Catarina, e ainda que o Facebook siga sendo muito importante para a comunicação aqui no Estado, é a rede que tem recebido mais investimento por parte dos políticos catarinenses.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing