logo-branco.png

12 de junho de 2024

Sebrae lança página Crédito Consciente voltada a auxiliar empreendedor que busca empréstimo

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional

Com o objetivo de apoiar os empreendedores na tomada de decisões antes de acessar empréstimos, o Sebrae lançou a página Crédito Consciente, que vai ajudar o dono de um pequeno negócio a ampliar sua consciência e segurança na obtenção de um financiamento e, em seguida, conduzir esses empresários para as instituições financeiras. Por meio do Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas (Fampe), o Sebrae entrará como avalista de até 80% da garantia do valor total do empréstimo. Isso significa que com o aporte de R$ 2 bilhões feito pela entidade no fundo, serão garantidos R$ 30 bilhões de crédito para os pequenos negócios em todo o país nos próximos três anos.

As iniciativas integram o Programa Acredita, do governo federal, lançado na última semana. Trata-se de um fato inédito no Sebrae, que terá a maior carteira de créditos garantidos e assistidos de sua história. Um trabalho que conta com o esforço de todo o Sistema Sebrae, incluindo os 26 estados e o Distrito Federal.

Estamos lançando a maior carteira de crédito do nosso país para os nossos pequenos empreendedores. É um somatório de atividades que vão impulsionar essa área que nós representamos e que foi responsável por 80% dos empregos formais, no ano passado. Nesse momento estamos realizando uma tarefa que é imprescindível: tirar esse setor da invisibilidade. Cerca de 88% desses empresários não conseguem financiar os seus negócios, porque não têm a abertura da porta do sistema financeiro, o aval, a garantia. É por isso que estamos abrindo a porta das instituições financeiras para este público significativo – afirmou o presidente do Sebrae, Décio Lima (PT).

Décio Lima convocou a participação de todos os colaboradores da entidade para atuar na promoção do acesso ao crédito e que terá como porta de entrada a página lançada pelo Sebrae.

O nosso desafio é fazer esse dinheiro chegar rapidamente nas mãos do pequeno com a assistência devida, tomem crédito e tenham segurança na condução do seu negócio. É um grande momento para fazermos com que esta base de sustentação de produção do nosso país volte a crescer e modificar a vida de milhões de brasileiros – prossegue.

O diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, destacou a inovação ao disponibilizar os recursos do FAMPE como forma de garantia aos empréstimos realizados pelos pequenos negócios.

É um instrumento disponível há quase 30 anos e que ainda não havia sido disponibilizado dessa forma. Essa iniciativa vai ajudar os empresários que captaram recursos muito caros, que têm um passivo de dívidas que precisam ser honradas para que possam avançar na sua plenitude, gerando emprego, distribuindo riquezas e dinamizando as economias locais – apontou.

Por sua vez, a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, disse que o aporte feito pelo Sebrae no fundo e a página do Crédito Consciente possibilitarão o fortalecimento do empreendedorismo feminino.

As barreiras enfrentadas por elas são desproporcionais, porque encontram preconceito no processo de acesso ao crédito. A esperança brilha no horizonte com essas inciativas que reconhecem os desafios encontrados com apoio e recursos necessários para que elas tenham sucesso – disse.

Jornada de crédito

O empresário que visitar o portal criado especialmente para tratar de crédito encontra caminhos práticos e didáticos para recolocar sua empresa nos eixos. O Sebrae convida esse empreendedor a conhecer realmente as finanças de sua empresa e, de posse de todas as informações, partir para um retrato do seu negócio por meio da calculadora disponível na página.

Calculadora

Nela, o empreendedor vai preencher campos relativos à volume de venda, aos custos com fornecedores, entre outras informações. Um guia rápido sobre a ferramenta está disponível para download e, caso precise, o empresário pode ainda buscar a consultoria do Sebrae por meio da Central de Relacionamento e demais canais de comunicação.

Se o resultado apontado pela calculadora for positivo, o empresário pode procurar novas formas de adequar suas finanças para não precisar recorrer ao empréstimo. Por outro lado, caso o diagnóstico direcione para a necessidade de crédito, o empreendedor encontra toda a orientação para os próximos passos a seguir na própria página do Crédito Consciente, que disponibiliza uma Coletânea de Linhas de Crédito com mais de 250 opções. O empresário pode fazer uma pesquisa por meio de filtros (modalidades de financiamento, taxas, prazo, valor estimado etc.) e decidir qual a melhor linha que se adequa ao seu negócio.

Depois de decidir, o empresário precisa retornar à calculadora para rever seus indicadores financeiros e fazer as projeções para os próximos meses, com a capacidade de pagamento do empréstimo. Por fim, ao apresentar a proposta de crédito à instituição financeira, o dono do pequeno negócio precisa confirmar sua adesão ao Fampe.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing