logo-branco.png

12 de junho de 2024

Sessão solene proposta por Pezenti homenageia agricultores

Uma Sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados, realizada na quarta-feira, reverenciou a importância dos agricultores do país. A iniciativa foi liderada pelo deputado federal Rafael Pezenti (MDB) com o apoio do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-RS) e do deputado Zucco (PL-RS). O evento reuniu parlamentares de diversas siglas partidárias ligados ao agronegócio e contou com a presença de agricultores e demais representantes do setor.

Pezenti destacou que o produtor rural merece respeito e atenção do poder público.

Pezenti fala sobre homens do campo

O homem do campo, que trabalha tanto, pede muito pouco. O agricultor quer energia para tocar a irrigação que comprou com muito custo, a ordenha, ou até mesmo para ter conforto em casa. Ele pede estradas de qualidade para poder levar o filho à escola ou transportar sua produção. O agricultor precisa de seguro para proteger o que sustenta ele e sua família. Tudo que o agricultor quer pode ser resumido em uma palavra: respeito – disse o deputado.

O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion, em sua fala, expressou a importância da unidade e vitalidade do setor produtivo, que motiva a bancada a trabalhar sem rotular os produtores como bons ou maus.

Por muito tempo, nosso setor foi responsável por índices positivos e, mesmo durante a pandemia, manteve sua responsabilidade social de fornecer alimentos para as mesas dos brasileiros e de pessoas ao redor do mundo – afirmou.

Lupion lembrou ainda que o setor está passando por uma quebra de safra, mudanças climáticas, alta nos custos de produção e outras adversidades.

Precisamos de equalização de juros, do Seguro Rural, um tema que não é frequentemente discutido ou buscado, mas que foi crucial na última safra, com bilhões executados. Além disso, temos os valores do Proagro, que deveriam ser direcionados ao pequeno produtor e foram cortados sem garantia real de que seriam realocados no seguro rural – reforçou o presidente da FPA.

O deputado Zucco enfatizou a contribuição do setor ao PIB brasileiro, destacando que o Brasil é o maior exportador global de commodities agrícolas, representando um superávit de 158 bilhões de dólares.

É importante destacar a contribuição para a segurança alimentar de um bilhão de seres humanos, o que levou a ONU a reconhecer a necessidade de ampliar a oferta de alimentos produzidos pelo Brasil até 2050 – disse Zucco.

A solenidade reafirmou o compromisso dos parlamentares em reconhecer e apoiar o setor agrícola como pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing