logo-branco.png

15 de julho de 2024

Tarifa do Gás Natural cairá 8,3% em Santa Catarina a partir de janeiro


Upiara Comenta: Na campanha eleitoral, o governador Jorginho Mello (PL) prometeu que Santa Catarina voltaria a ter o gás natural mais barato do Brasil. A redução alcançada até agora mostra empenho em cumprir a promessa.


A partir do dia 1º de janeiro de 2024, o custo do gás a ser repassado em tarifa média para os segmentos automotivo, industrial, comercial e residencial terá redução estimada em 8,29%, em Santa Catarina. Considerando os reajustes de janeiro e julho de 2023 em conjunto com este previsto para janeiro do ano que vem, a redução média totalizará 27,9% no custo do Gás no estado.

– Agora quem usa o gás natural no carro, em casa ou na produção do seu negócio vai poder contar com uma tarifa mais acessível. Esse foi um compromisso assumido com a população e com o desenvolvimento de Santa Catarina, de esse custo não pesar tanto no bolso – diz o governador Jorginho Mello.

Os valores estão previstos em normativa da Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC). O órgão publicou a Resolução n° 272, em 15 de dezembro de 2023, que atualiza o custo do gás natural e transporte e autoriza o repasse da parcela de recuperação nas tarifas de serviços prestados pela SCGÁS. O documento completo está disponível no site oficial da ARESC.

O custo do gás e do transporte, somado aos tributos sobre venda corresponde a 84% do valor total da tarifa do energético em Santa Catarina.

Conforme a resolução, as atualizações para os diferentes segmentos atendidos passam a vigorar a partir de janeiro de 2024, com os efeitos médios tarifários a seguir:

  • Automotivo: -8,59%
  • Industrial: -8,31%;
  • Comercial: -5,77%;
  • Residencial: -4,63%


No início deste ano, a SCGÁS já havia anunciado uma redução média de -10% na tarifa do energético. Em julho, o reajuste foi de -12,4% para os segmentos. Enquanto outros combustíveis oscilam seus preços esporadicamente, o Gás Natural recebe apenas dois reajustes ordinários durante o ano. A tarifa praticada pela SCGÁS é regulada e os repasses acontecem em janeiro e julho.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing