logo-branco.png

14 de abril de 2024

Autoridades se manifestam e prometem ações após ataque em creche de Blumenau

tragédia em blumenau

Com a tragédia que tirou a vida de quatro crianças em Blumenau, nesta quarta-feira, a Assembleia Legislativa, por meio do presidente Mauro de Nadal (MDB), afirmou que priorizará projetos que possam prevenir atentados futuros. Durante a manhã, um homem de 25 anos pulou o muro de uma creche privada no município e matou quatro crianças de quatro a sete anos, além de ferir outras cinco; em seguida, se entregou à Polícia Militar. O pronunciamento oficial ocorrerá às 16h durante sessão na Alesc.

– O Poder Legislativo de Santa Catarina lamenta, imensamente, a tragédia no município de Blumenau, a morte de quatro inocentes e mais alguns feridos hospitalizados. De imediato, a Presidência da Assembleia Legislativa convoca os líderes das bancadas para que, na semana que vem, na terça-feira, possamos estudar um projeto estruturante e permanente de enfrentamento a situações desta natureza em todos os educandários do estado de Santa Catarina. E que isso também sirva como modelo e exemplo para que os municípios possam implementar, para que tenhamos segurança em todos os educandários. Temos que ter ações precisas, rápidas e ações que respondam com segurança, que é aquilo que o cidadão catarinense espera de todos nós – disse em vídeo.

A tragédia causou comoção nacional. Jorginho Mello (PL), que esteve no local acompanhado do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), afirmou que o Estado está “chocado e consternado” com o ocorrido. Em nota oficial, o Estado suspendeu as aulas, bem como diversos municípios na região, e decretou luto de três dias.

“O Governo do Estado cancelou nesta quarta-feira, 5, e quinta, 6, as aulas da rede estadual na cidade de Blumenau e declarou luto oficial de três dias pelo assassinato das quatro crianças que estavam na creche Cantinho Bom Pastor, no Bairro Velha.

Por volta das 9h de quarta-feira, 5, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foram acionadas para atendimento a uma ocorrência de ataque na creche em Blumenau.

Foram confirmadas quatro mortes de crianças e foram conduzidas mais vítimas feridas ao hospital para atendimento. O autor do ataque foi preso pela Polícia Militar após ter praticado o crime.

A Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Científica também estão no local atuando dentro das suas competências. As secretarias de Educação e Saúde também estão mobilizadas para atender as demandas no local.”

No âmbito federal, o presidente Lula (PT) categorizou o atentado como uma “monstruosidade” e “inaceitável”. Ainda, enviou preces às famílias das vítimas e para a comunidade blumenauense.

– Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor. Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse.

Também se manifestaram o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP), o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD), o ministro da Educação Camilo Santana (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a primeira-dama Janja da Silva, entre outros membros do corpo ministerial da presidência da República.

A Prefeitura de Blumenau também emitiu uma nota e suspendeu as aulas na rede municipal de ensino.

“As equipes da Prefeitura de Blumenau acompanham e prestam todo apoio necessário no atentado às crianças do CEI Cantinho Bom Pastor, localizado no bairro da Velha. O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, foram até o local, junto com o secretário de Educação Alexandre Matias, para prestar a ajuda necessária às famílias e à unidade de ensino.

As aulas na rede municipal de ensino foram canceladas nesta quarta-feira, dia 5. “Lamentamos profundamente essa tragédia que causa uma triste marca na história da nossa cidade. Que Deus possa confortar o coração de todas as famílias”, declarou o prefeito.

A Prefeitura de Blumenau lamenta profundamente essa tragédia, todos os esforços já estão sendo tomados para auxiliar neste momento tão doloroso. O serviço de psicologia do município está à disposição das famílias para ajudar no que for possível.

Outras atividades do município também foram canceladas hoje, inclusive todo o funcionamento da Páscoa em Blumenau no Parque Vila Germânica.

No decorrer do dia prefeito irá anunciar quantos dias serão destinados de luto e se uma haverá cerimônia pública.”

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing