logo-branco.png

19 de abril de 2024

Cobalchini comemora aprovação de projetos que homenageiam LHS, Zumblick e ligação de Florianópolis com startups


Upiara Comenta: Muitos torcem o nariz para projetos que tratam de homenagens, como se não fossem relevantes. Mas as três propostas aprovadas na Câmara dos Deputados com relatoria do catarinense Valdir Cobalchini não devem ser colocadas nessa vala comum. A ligação sólida entre Florianópolis e o setor nacional ter reconhecimento nacional é bom até para os negócios – especialmente se o poder público local e estadual souber trabalhar essa marca. Luiz Henrique da Silveira foi a maior liderança política da história de Joinville e ajudou, como governador, nas articulações pela implantação do campus da UFSC em Joinville, mesmo sendo obra federal. Por fim, é necessário exaltar a homenagem a um artista como o catarinense Willy Zumblick em uma obra viária – normalmente destinada aos políticos.


Foram aprovados três projetos sob a relatoria do deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), que prestam homenagens a grandes nomes e dão reconhecimento a Santa Catarina. A aprovação aconteceu nesta quinta-feira, em reunião na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Ambos os projetos foram aprovados de forma terminativa, ou seja, não precisam ser aprovados em plenário, e agora precisam de aprovação no Senado.

Uma proposta denomina a cidade de Florianópolis a Capital Nacional das Startups; a outra dá o nome de “Willy Alfredo Zumblick” ao túnel no morro do Formigão, localizado entre o km 337,8 e o km 338,7 da BR-101, no Município de Tubarão; e, por fim, a definição do nome “Campus Universitário Governador Luiz Henrique” ao campus da Universidade Federal de Santa Catarina, situado em Joinville.

Florianópolis recebe reconhecimento

De acordo com o projeto aprovado, a cidade de Florianópolis fica denominada oficialmente a Capital Nacional das Startups, em reconhecimento ao trabalho de destaque em inovação e no fomento a empresas de base tecnológica.

Segundo dados da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) o setor tecnológico representa 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, com um faturamento de R$ 15,5 bilhões. Cobalchini complementa:

– Florianópolis é líder em inovação. Não à toa, é conhecida como “Ilha do Silício” – em alusão ao Vale do Silício dos EUA, onde se concentram as maiores empresas de tecnologia do mundo. Nesse ano, inclusive, a capital catarinense recebeu o título de cidade mais inteligente do Brasil – comemora.

Homenagem a Willy Alfredo Zumblick

Tramitando na Câmara desde 2012, foi desarquivado e aprovado projeto que presta homenagem ao artista Willy Alfredo Zumblick. De acordo com a proposta, o túnel construído no morro do Formigão recebe o nome do tubaronense.

– Esta aprovação representa a nossa homenagem ao grande artista e orgulho de todos os catarinenses, que foi responsável pela inauguração de monumentos no município de Tubarão e contribuiu com a difusão da cultura catarinense dentro e fora do País. A produção artística de Zumblick ultrapassa cinco mil obras e merece toda a nossa admiração – complementa Cobalchini, que defendeu a proposta na Comissão de Constituição e Justiça.

Liderança de Luiz Henrique

Como forma de reconhecimento à contribuição do governador Luiz Henrique, o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) situado no município de Joinville, no Estado de Santa Catarina, receberá o nome do histórico líder emedebista.

– Esse projeto deixa registrado o reconhecimento da história desse nosso grande líder. A imagem que busco materializar hoje e aqui, ainda muito viva em nossas mentes e em nossos corações, é a do cidadão Luiz Henrique, brasileiro, catarinense, filho, pai, irmão e amigo dos seus amigos, cuja memória permanecerá sempre viva devido a sua contribuição para o desenvolvimento e crescimento do nosso Estado – afirma Cobalchini.



Sobre a imagem em destaque:

Valdir Cobalchini na Câmara dos Deputados. Foto: Câmara dos Deputados, Divulgação.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing