logo-branco.png

19 de abril de 2024

DNIT conclui trechos da BR-470 e Renan Filho responde Pezenti: “prazo foi cumprido”

Um dia após o deputado federal Rafael Pezenti (MDB) relembrar, nas redes sociais, descumprimento do prazo estipulado pelo ministro de Infraestrutura Renan Filho (MDB-AL) para finalizar dois lotes do trecho da BR-470 de Navegantes a Indaial, o DNIT anunciou a entrega das obras no local nesta quarta-feira, dois dias depois da data prevista inicialmente.

Durante a audiência pública da comissão de viação e transportes da Câmara dos Deputados desta quarta-feira, o ministro respondeu ao deputado catarinense.

– Inclusive, eu queria dizer que BR-470, lá em Santa Catarina, eu dei um prazo na sessão de Senado e houve um desencontro de informação, né Fabrício [Fabrício Galvão, diretor-geral do DNIT]? É um parlamentar catarinense, até companheiro de partido, disse que não tinha sido cumprido. Na verdade, o prazo foi cumprido e eu informei o deputado porque cumprimos o cronograma.

Foram feitos três novos viadutos e novos trechos de duplicação na BR-470/SC, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O investimento do Governo Federal nas três Obras de Arte Especiais (OAEs) e na duplicação chega a R$ 100 milhões. Na Comissão de Infraestrutura do Senado no dia 21 de março, o ministro afirmou que a data final para entrega seria 10 de abril.

Os viadutos foram construídos em três pontos. No km 22, a nova estrutura liga a BR-470/SC com o novo acesso a Ilhota e à Rodovia Jorge Lacerda. O viaduto conta com 400 metros de comprimento por 14,3 metros de largura, além de alças de acesso, acostamento, drenagem, barreiras de proteção, entre outras melhorias.

Já no km 42, o DNIT liberou um novo sistema viário na localidade de Belchior Baixo, em Gaspar, com melhoria do acesso a diversos atrativos turísticos da região, como parques aquáticos e estabelecimentos de turismo rural. O viaduto tem 25,2 metros de comprimento e 11,4 metros de largura.

No km 67, a estrutura recém-inaugurada faz a ligação da BR-470/SC com o município de Indaial, acessando os bairros Mulde e Carijós. A interseção em dois níveis vai facilitar o acesso dos moradores aos bairros, bem como o trânsito de cargas das indústrias do entorno.

As estruturas receberam serviços de pavimentação, drenagem, instalação de barreiras de proteção, infraestrutura, sinalização vertical e horizontal, construção de alças ou acessos, marginais e acostamento, entre outros.

Além dos viadutos, foram concluídos 6,2 quilômetros de duplicação na BR-470/SC. Em Navegantes, foram abertas ao tráfego novas pistas duplicadas entre o km 7,5 e o km 11,2, totalizando uma extensão de 3,7 quilômetros. O segmento, logo após o entroncamento com a BR-101/SC, faz a ligação com trechos já concluídos e entregues ao tráfego.

Já em Indaial, foi inaugurado um trecho de 2,5 quilômetros de duplicação entre o km 66,5 e o km 69, um segmento que inicia próximo ao Ribeirão da Mulde, compreende o novo viaduto no bairro Carijós, e chega até o acesso principal a Indaial, no entroncamento da BR-470/SC com a SC-477.

Os trechos receberam serviços de terraplenagem, pavimentação, construção de dispositivos de drenagem, sinalização vertical e horizontal, sarjetas, meio-fio, instalação de barreiras de proteção, entre outras obras.

 

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing