Representantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), para discutir a agenda de prioridades do setor produtivo. O encontro, realizado na manhã de terça-feira (7), na Alesc, teve como objetivo aproximar o setor empresarial e a Alesc no debate de questões consideradas relevantes para o desenvolvimento do estado. O Cofem é composto pelas federações da Indústria (Fiesc), Agricultura (Faesc), do Comércio (Fecomércio), dos Transportes (Fetrancesc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Associações Empresariais (Facisc) e das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), além do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Os gestores apresentaram ao presidente da Alesc uma lista de assuntos da economia que são considerados prioritários pelo setor e pediram o apoio do parlamento no debate dessas questões, tais como a manutenção dos incentivos fiscais, o fim do voto de qualidade no Tribunal Administrativo Tributário (TAT), a equidade na tributação do e-commerce, investimentos em infraestrutura de transportes, especialmente em rodovias e no acesso aos portos, aplicação do Código Florestal Brasileiro ao bioma Mata Atlântica, além da preocupação com o marco temporal de terras indígenas, que afeta diversas áreas no estado, especialmente o Morro dos Cavalos, em Palhoça.
Falando em nome do Cofem, o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, ressaltou que Santa Catarina é um estado industrializado, onde apenas o setor industrial responde por 34% dos empregos formais, contribuindo para posicionar o estado como o de menor taxa de desemprego do país.
– É uma aproximação entre o setor produtivo catarinense e a Assembleia Legislativa. É fundamental o diálogo para encontrarmos em conjunto as soluções para as demandas que trouxemos – afirmou Aguiar.
O deputado Mauro de Nadal reconheceu a importância de aproximar e fortalecer o diálogo entre o parlamento e as federações empresariais. Ele afirmou que a aproximação é importante para ouvir as federações, colocá-las dentro dessa conjuntura que vive o estado e ajudá-las a desenvolver e a gerar oportunidades.
– Vamos buscar fazer uma aproximação maior para firmar boas parcerias em prol de Santa Catarina para que nosso estado possa se desenvolver ainda mais. E isso passa pela indústria, pelo comércio, pelo agronegócio, passa pelo setor produtivo – disse Nadal.
Os empresários convidaram o presidente da Alesc a fazer uma visita à sede do Cofem, em Florianópolis. O encontro contou com a presença dos presidentes das federações empresariais, Mario Cezar de Aguiar, da Fiesc; Onildo Dalbosco Junior, da FCDL; Sérgio Rodrigues Alves, da Facisc; e Hélio Dagnoni, da Fecomércio. A Fetrancesc foi representada pelo vice-presidente, Riberto Lima, a Faesc por Enori Barbieri, também vice-presidente, e o Sebrae, por Carlos Henrique Ramos Fonseca, superintendente em Santa Catarina.
Sobre a foto em destaque:
O PIB de SC na mesa de Mauro de Nadal. Foto: Bruno Collaço, Agência AL.