logo-branco.png

15 de abril de 2024

Governo estadual defende adoção de plano nacional de prevenção de desastres

O governador Jorginho Mello (PL) se reuniu, nesta terça-feira, com o ministro Waldez Góes (PDT) e os demais governadores que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) e o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL), no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), em Brasília, para debater as prioridades para Santa Catarina e os assuntos relevantes para as demais regiões. Durante o encontro, Jorginho enfatizou a necessidade imediata de implementar um plano nacional de prevenção de desastres.

– Fazer com que a prevenção seja mais forte do que o socorro, isso é fundamental. Ter um plano nacional para que se possa seguir, ter meios que evite a burocracia.

O ministro Waldez Góes também apresentou aos chefes de estado mais oito itens que estão no planejamento do MIDR, além do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, estão: Revitalização de bacias/nascentes; Irrigação; Programa Água para Todos; PNDR (Plano Nacional de Desenvolvimento Regional; Plano Nacional de Integração e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira; FDIRS (Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável); Fundo de Desenvolvimento Regional (Reforma Tributária); PPA (Plano Plurianual).

Pelo Governo de Santa Catarina participaram também da reunião a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco e o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert.

Estiveram presentes os governadores Romeu Zema (MG), Cláudio Castro (RJ), Renato Casagrande (ES), Eduardo Leite (RS), Ratinho Junior (PR), Eduardo Riedel (MS) e ainda, representando Tarsício de Freitas (SP), o vice-governador Felicio Ramuth.

Os governadores devem voltar a se encontrar nesta terça-feira, às 19h30, em evento do COSUD para tratar da Reforma Tributária.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing