logo-branco.png

23 de maio de 2024

Lucas Neves e Carmen Zanotto discutem tratamento dos dependentes químicos em SC

Nesta terça-feira, o deputado estadual Lucas Neves (Podemos) e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, se reuniram para discutir o tratamento dos usuários de drogas em Santa Catarina. Foi abordada a necessidade de ampliar os recursos para a recuperação dos dependentes químicos no estado. Na Serra Catarinense, está prevista a expansão do número de leitos de saúde mental no Hospital Frei Rogério, em Anita Garibaldi, e no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Bom Retiro.

Essas vagas também são importantes para o tratamento dos dependentes químicos em situação de rua. A violência envolvendo viciados aumentou muito nos últimos meses e a internação involuntária é fundamental para evitar que pessoas inocentes sejam atacadas por aqueles que perderam a noção do que é viver em sociedade – destaca o parlamentar.

Em Santa Catarina, há pelo menos um sem-teto para cada mil habitantes, totalizando 9.065 pessoas nessas condições. Isso coloca o estado como o oitavo pior em termos de habitação no país, apesar de ser o décimo mais populoso. Esses dados vêm de um relatório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e evidenciam que o número de sem-teto em Santa Catarina é maior do que a população de 155 municípios do estado.

Os moradores de rua, em sua maioria afetados pela dependência química ou por transtornos mentais, demandam não apenas assistência básica, mas também tratamento especializado. Nesse contexto, a internação involuntária é uma medida necessária para fornecer cuidados imediatos – destacou Lucas Neves.

Ainda na audiência com a secretária de Estado da Saúde, foram discutidas melhorias no atendimento hospitalar na Serra Catarinense, como a abertura da Emergência do Hospital Tereza Ramos, em Lages. Recentemente, o deputado Lucas Neves destinou recursos do mandato para aprimorar a estrutura do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Bom Retiro, e para a abertura de novos leitos no Hospital Santa Clara, em Otacílio Costa.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing