logo-branco.png

19 de abril de 2024

Relator de projeto para o Ensino Superior, Ismael defende expansão das universidades públicas

O deputado federal Ismael (PSD) foi relator do PL 3619/2019, que visa “promover o acesso democrático ao ensino superior com uma distribuição geográfica mais justa” estipulando um período de 10 anos para que as universidades públicas estendam unidades de ensino superior às cidades de maior densidade populacional. O parecer do deputado foi aprovado, na manhã desta quarta-feira, na Comissão de Educação, da Câmara dos Deputados.

Apresentado pelo deputado Expedito Neto (PSD-RO), o projeto integra uma das metas do Plano Nacional de Educação que prevê que 30% dos jovens entre 18 e 24 anos cursem ensino superior. A matéria ainda aguarda aprovação do Congresso.

– Com a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, a proposta multicampi foi ampliada e irá assegurar a promoção do acesso democrático ao ensino superior público com uma distribuição geográfica mais justa – diz Ismael.

No relatório, o parlamentar destacou que o acesso ao ensino superior deve e pode fazer parte do projeto de vida dos jovens brasileiros que vivem em municípios cuja densidade justifique a existência de uma IES.

– O resultado pode ser avaliado no dia a dia dos municípios, especialmente nas pequenas comunidades, com importantes impactos no uso de tecnologia e no aumento da produtividade da economia local.

O projeto auxiliaria na meta 12 do Plano Nacional de Educação que preconiza 30% dos jovens entre 18 e 24 anos estarem cursando o ensino superior.

– Um debate intenso, mas saio feliz pela aprovação do relatório. Sou um defensor da Educação e esse projeto vai ampliar as oportunidades para nossos jovens- finalizou o parlamentar.  A proposta segue agora para votação em plenário.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing