logo-branco.png

19 de abril de 2024

Ricardo Guidi desafia PSD e vai assumir secretaria no governo Jorginho; Darci volta a ser deputado federal

O deputado federal Ricardo Guidi (PSD) anunciou na tarde desta quinta-feira que aceitou o convite do governador Jorginho Mello (PL) para assumir a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde, posição que vinha sendo acumulada interinamente pela presidente do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Sheila Maria Meirelles. A decisão de Guidi devolve à Câmara dos Deputados o ex-deputado federal Darci de Matos (PSD), que não se reelegeu em 2022, e expõe o desconforto do pessedista com a recente filiação do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, ao PSD.

Guidi é pré-candidato à prefeitura de Criciúma, enquanto Clésio defende o nome do secretário municipal e vereador licenciado Arleu da Silveira (ainda no PSDB). Na segunda-feira, em evento do PSD estadual, ambos estavam presentes, e lideranças estaduais e nacionais da sigla – como o presidente nacional Gilberto Kassab – tentaram demover o deputado federal da ideia de assumir ua posição no governo de Jorginho Mello.

Antes mesmo de acabar a entrevista coletiva de Guidi para anunciar a decisão, o presidente estadual do PSD lançou nota oficial para enfatizar que a posição “é pessoal, sem indicação ou qualquer outra articulação do PSD” e que “o partido segue com sua posição de independência em relação ao governo estadual, defendendo os interesses dos catarinenses na Assembleia Legislativa e na Câmara de Deputados”.

A posse de Guidi no governo Jorginho será dia 1 de agosto. O movimento fortalece a possibilidade de que ele seja o candidato do governador nas eleições municipais de 2024, embora não haja possibilidade de mudança de partido sem risco de perda de mandato antes de março de 2026.


Sobre a imagem em destaque:

Ricardo Guidi e a bandeira de Criciúma na entrevista coletiva em que anunciou que vai assumir a pasta do Meio Ambiente no governo Jorginho Mello. Foto: Marieli Salvador, Divulgação.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing